Início Notícias

Secretaria de Saúde da PB nega subnotificações de coronavírus

A Secretaria de Saúde da Paraíba (SES) negou nesta terça-feira (17) que haja subnotificação de casos do novo coronavírus no estado. Internautas especulam que haja mais casos suspeitos ou até mesmo algum confirmado na Paraíba, sem que esteja sendo divulgado. Laboratórios particulares suspenderam testes para a Covid-19, que é a doença provocada pelo vírus, porque faltam kits em todo o Brasil e os poucos que estão disponíveis devem ser usados apenas por quem tem sintomas avançados da doença.

Em caso de exame com resultado positivo para coronavírus, a SES é imediatamente notificada pelo laboratório privado e o teste é refeito, dessa vez no Instituto Evandro Chagas, em Belém-PA, que é reconhecido pelo Governo Federal para esse procedimento. Sendo positivo, é feita a contraprova, que dá o resultado definitivo. Até as 18h05 desta terça-feira (17), a Paraíba tinha 48 casos suspeitos e nenhum confirmado. A SES afirma que os laboratórios são obrigados a enviar os resultados dos testes que deem positivo para o novo coronavírus.

Kits em falta

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (17), o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, alertou sobre a escassez dos kits para testes de diagnósticos do novo coronavírus, informando que eles estão em falta no mundo todo e que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está trabalhando para cobrir a demanda nacional, visto que a quantidade produzida no país ainda não é suficiente.

“Estamos tentando caminhos para adotar outras estruturas de produção em alta escala e ser autossuficiente. Não é um processo simples”, disse o ministro em coletiva nesta terça-feira (17).

Ministério da Saúde

O Portal Correio entrou em contato com a assessoria de comunicação do Ministério da Saúde para esclarecer alguns pontos, como por exemplo, o prazo para que o envio dos kits seja restabelecido e quantos kits são distribuídos por estado. Porém, a resposta não foi enviada até o fechamento desta matéria.

Saiba mais sobre o coronavírus no vídeo abaixo

Comentários

  • Jorge Silveira Lopes disse:

    A verdade e a transparência pública, por aqui, não passam de retórica oportunista e convivem intimamente com um inaceitável provincianismo exercido pelas elites familiares locais.

  • Gabriel disse:

    É uma imagem ilustrativa, leia as legendas.

  • maxi disse:

    com certeza já há casos na Pb, como esse governo é corrupto e mentiroso está tentado esconder da população…como os homicídios que ele disse reduzir e deu dados falsos

  • Emmerson disse:

    Só acho intrigante o fato de eles postarem uma foto para uma matéria sobre corona vírus e o profissional está manipulando as amostras sem luvas de proteção.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.