Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Secretário quer reconhecimento de caprinocultura como patrimônio imaterial

Ao discursar na abertura da XXII Expofeira Taperoá, que termina neste domingo (25), o secretário estadual de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro, sugeriu ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que interceda junto à Unesco, órgão das Nações Unidas, para a caprinocultura, a mais tradicional e importante vocação econômica da região semiárida do Cariri Paraibano, seja reconhecida como patrimônio cultural imaterial (ou intangível) do Brasil e, por consequência, da Humanidade.

O título de patrimônio cultural imaterial abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras.

Também na abertura da Expofeira, Montenegro reivindicou, ao governo federal, uma política pública diferenciada, principalmente no aspecto tributário, que beneficie os agropecuaristas do Nordeste, “região sacrificada, que não tem como suportar encargos que atingem até 40% do valor dos seus produtos”. E acrescentou: “Se essa medida for tomada, o Nordeste com certeza será a ‘bola da vez’, em termos de crescimento econômico, entre todas as regiões brasileiras”.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.