Moeda: Clima: Marés:

Seleção Brasileira de Handebol de Areia treina no Unipê

Equipes receberam assistências de cursos em treinamentos para competição mundial

A Seleção Brasileira de Handebol de Areia tem se preparado para o III Juegos Suramericanos De La Juventud (Jogos Sulamericanos da Juventude), e o Unipê já fez parte dessa história. A Instituição recentemente acolheu as equipes base feminina e masculina em seu campus, que se alojaram em salas e utilizaram estruturas do Unipê para treinar para os jogos, que ocorrerão em abril de 2022 na cidade de Rosário, Argentina.

Cinco salas foram destinadas para o alojamento, que acomodaram beliches e colchões disponibilizados pelo Exército Brasileiro (1º Grupamento de Engenharia). Os atletas usaram o Laboratório de Avaliação Física (LAF Unipê/Sanny) logo na chegada à Instituição, com apoio do curso de Educação Física. No Complexo Poliesportivo, treinaram na Quadra de Areia. Ainda, receberam atendimentos fisioterapêuticos pelo curso de Fisioterapia.

Estudantes de Fisioterapia, Mateus Luiz Fernandes e Mylla Martins, sob a supervisão da Profa. Dra. Aliceana Menezes, prestaram assistência fisioterapêutica durante as partidas dos times e realizaram os encaminhamentos para que os atletas locais pudessem dar continuidade ao tratamento na Clínica-Escola do curso.

Para Mylla, a experiência foi ímpar. “Ter contato com nossos futuros atletas e poder ajudá-los através da fisioterapia foi extremamente gratificante. Foi muito importante também perceber a valorização e expansão da nossa profissão dentro do esporte já em categorias de base”, disse. Já Mateus considerou a ocasião única e marcante por “poder atuar diretamente na necessidade do atleta, dentro do contexto esportivo do mesmo. É sempre um prazer ajudar os atletas à fazerem o que mais gostam da melhor forma possível.”

“A oportunidade de poder estar junto aos discentes promovendo assistência imediata ao atleta é algo de extrema relevância tanto para o aprendizado quanto na realização de uma ação de prestação de serviço a uma comunidade que tanto necessita de apoio e cuidado”, afirmou a professora Aliceana.

No LAF Unipê/Sanny, todos os atletas fizeram avaliações físicas. E segundo a assistente administrativo e professora de Educação Física Renata Gouveia Nunes, dentre os testes foram realizados:

– Análise da composição corporal pelo InBody720 – BioSpace (modelo de bioimpedanciômetro mais completo permitindo analisar água, proteína, gordura corporal e minerais);

– Testes neuromotores, como da potência dos membros inferiores com Jump System Pro da Cefise (equipamento desenvolvido para medir tempo de contato e tempo de voo em salto vertical);

– Teste com Banco de Wells Sanny, para verificar a flexibilidade dos atletas;

– Avaliação com Dinamômetro, desenvolvido para medir força de preensão manual.

“Os resultados foram repassados para os atletas e preparador físico com intuito de levantar detalhes sobre o comportamento do corpo e definir os objetivos primários do treino e sua intensidade. Além desses testes, outros foram realizados no campo para mensurar diretamente o desempenho específico dos atletas”, disse Renata, frisando que a avaliação física é um instrumento básico e primordial de treinamento, que define e mostra o status atual da condição física do atleta para que o profissional possa ter a determinação dos objetivos do treino.

O diretor de handebol de praia da Confederação Brasileira de Handebol, Wellington “Gulliver” Esteves, agradeceu ao Unipê pelo acolhimento e pelas estruturas. “ E também agradecer aos profissionais que vieram dar um suporte para a gente, pessoal da liga de medicina esportiva e o pessoal de fisioterapia do Unipê”, disse. “Conseguimos fazer uma preparação bacana para que a gente consiga os melhores resultados em Rosario”, pontuou Gulliver.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.