Início Esportes

Seleção Paraibana de Badminton viaja para torneio na Bahia

A Seleção Paraibana de Badminton viaja nesta terça-feira (4) para Salvador, na Bahia, para a disputa do Campeonato Brasileiro Interclubes. O torneio será realizado na cidade de Lauro de Freitas, que fica na região metropolitana da capital baiana.

Os jogos irão acontecer no Centro PanAmericano de Judô, entre os dias 5 e 9 de fevereiro. A volta da equipe para solo paraibano está marcada para dia 10 de fevereiro, um dia após o término da competição.

Leia também:

A expectativa da equipe para a disputa é alta. Para Franklin Batista, presidente da Federação de Badminton do Estado da Paraíba (FEBAPB), trazer medalhas para o estado é o objetivo principal.

“Nossa expectativa lá (Campeonato Brasileiro Interclubes) é muito boa, grandes chances de conquista de medalhas. Estamos levando uma equipe de 16 atletas e dois técnicos. A gente tá levando os meninos de todas as categorias: sub-13, sub-15, sub-17, sub-19 e categoria principal (adulta), tanto masculino quanto no feminino”

Como a Seleção Paraibana tem um convênio com a Liga Paraibana de Esportiva, atletas de várias partes do estado irão compor a seleção: serão nove atletas de Patos, cinco atletas de Campina Grande e dois atletas de Guarabira (os guarabirenses participarão da categoria sub-13)

Vale ficar de olho

Badminton

Esporte é considerado o mais rápido com raquete (Foto: Divulgação/ Esporte Clube Pinheiros)

A competição agrupa os melhores jogadores do país, na qual 349 atletas estão inscritos. Franklin citou o alto nível da competição e em quem a seleção da Paraíba está de olho.

“É uma competição de alto nível, tem muitos atletas bons, que já estão ranqueados na Confederação Brasileira de Badminton, principalmente o pessoal do Piauí, muita gente boa de São Paulo e Rio de Janeiro, Pernambuco, são fortes, mas estamos indo disputar por igual, nessa competição”.

O critério para a escolha dos jogadores foi baseado no ranking de atletas paraibanos. “Escolhemos os primeiros e segundos colocados de cada categoria, além de ser avaliado o desempenho do atleta no Campeonato Paraibano de Badminton e o condicionamento físico do jogador”, citou Franklin.

Como funciona o campeonato

A Confederação Brasileira de Badminton já divulgou a tabela, mas em algumas categorias ainda será preciso disputar um qualifiers. Passando dessa fase, os atletas sobem para disputar a fase principal. Do sub-11 até a categoria adulta. A Seleção Paraibana está levando equipe com formação simples, dupla masculina e dupla feminina e também estamos formando dupla mista

Funcionamento do badminton

O objetivo do jogo é fazer com que a peteca toque o campo do adversário, passando por cima da rede. Quando isso acontece, é contabilizado um ponto. Quando o jogador lança a peteca para fora da quadra, o ponto é contabilizado para o adversário. Homens e mulheres disputam em simples, duplas e duplas mistas.

A partida é disputada em melhor de três sets. Ganha o ponto quem vencer o rally, não importa quem esteja realizando o saque. Cada set tem 21 pontos e, em caso de empate (20 a 20), vence quem abrir dois pontos ou chegar primeiro a 30. 

Comentários

  • Diego Ferreira De carvalho disse:

    Amo meus amigos que estão no campeonato….daí boa forte pra eles é elas Tmj galera

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.