Início Serviços

Semana de vistoria do transporte escolar reprova 25 veículos em João Pessoa

Vistoria verifica itens obrigatórios de segurança e conforto para assegurar que o serviço prestado atenda o que está previsto no artigo 136 do Código de Trânsito Brasileiro
Fiscais verificam lista de 40 itens de segurança nos carros (Foto: Secom-JP)

Na primeira semana de vistoria do transporte escolar, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) reprovou 25 dos 113 veículos inspecionados até esta quarta-feira (3). Iniciada no último dia 27 de janeiro, a vistoria verifica itens obrigatórios de segurança e conforto para assegurar que o serviço prestado atenda o que está previsto no artigo 136 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
 
Outros 67 veículos foram aprovados, oito tiveram prazo deferido para regularizar pequenas pendências, 11 permissionários realizaram a inspeção para requerer baixa do veículo no sistema de transporte escolar, enquanto outros dois veículos foram vistoriados para integrar o sistema de transporte escolar.
 
“Os pais precisam ter atenção e escolher cuidadosamente o prestador de serviço para garantir a segurança e o bem-estar dos seus filhos. Também chamo a atenção dos permissionários quanto ao prazo deste primeiro semestre, que encerra dia 9”, ressaltou o superintendente George Morais.
 
O permissionário Gilson Alves, que veio no primeiro dia, falou da importância dessa vistoria anual. “A vistoria é importante, porque traz segurança para os alunos transportados e pra gente, por causa dos clandestinos que não passam pela vistoria e não têm o selo de aprovação, que nos diferencia e aumenta a nossa segurança”, destacou.

Itens 

Serão observados itens de segurança, equipamentos obrigatórios, higiene e conforto, tais como: faroletes e sinaleiras, bancos, forros, funilaria e pintura, tacógrafo, extintor, pneus, cintos de segurança, trava das portas, buzina, pará-brisas etc, num total de 40 itens. Também é verificado se as faixas laterais e traseiras estão de acordo com as normas que regulamentam o Serviço de Transporte de Escolares.

Prevenção 

“Em função da Pandemia causada pela Covid-19, também ficou definido que o serviço de transporte escolar passe a funcionar com utilização obrigatória de mascarás, higienização a cada ciclo de viagem, disponibilização de álcool 70% e aferição da temperatura corporal dos estudantes no momento do acesso ao veículo”, informou Paulo Roberto, chefe da Seção de Vistoria da Semob-JP.

Cronograma 

Os permissionários que prestam o serviço devem comparecer à sede do órgão (km 25 da BR-230, no bairro do Cristo Redentor), das 8h às 12h e 13h às 17h. É necessário obedecer a um cronograma de duas semanas por ordem de registro do veículo (conforme quadro abaixo).

2ª semana: de 03/02 a 09/02/2021

03 –  de 0201 a 0240
04 – de 0241 a 0280
05 –  de 0281 a 0320
08 – de 0321 a 0360
09 – de 0361 a 0435

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.