Moeda: Clima: Marés:
Início Cultura

Semana Nacional dos Museus tem visitas guiadas e palestras

Iniciativa, que visa a mobilizar o setor museal de todo país, acontece na Funesc com visitas guiadas, palestras e debates
 Semana Nacional dos Museus
Foto: Divulgação/Secom-PB

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) celebra, desta segunda-feira (16) até o dia 22 próximo, a 20ª Semana Nacional dos Museus, encabeçada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A iniciativa, que visa a mobilizar o setor museal de todo país, acontece na Funesc com visitas guiadas, palestras e debates. As atividades são gratuitas no Memorial Abelardo da Hora (MAH) e no Museu José Lins do Rêgo, ambos localizados no Espaço Cultural da Paraíba.

No Memorial Abelardo da Hora, inaugurado em março deste ano, além das visitas guiadas, o público poderá participar de palestras e debates com a presença de Átila Tolentino (doutorando em Sociologia/UFPB, membro da Rede de Educadores em Museus da Paraíba-REM/PB); Fernanda Pitta (historiadora e professora do MAC-USP); Daniel da Hora (diretor de arte, artista visual, especialista nas obras de Abelardo da Hora e professor do Departamento de Artes Visuais); Luciana Costa (doutora em História e Filosofia da Ciência, com especialidade em Museologia e professora da UFPB); Marisa Rodrigues (museóloga, vice-coordenadora da Pinacoteca da UFPB e coordenadora da Rede de Museus da UFPB) e Sandra Valéria Félix Santana (mestre em Ciência da Informação/UFPB e coordenadora da Rede de Educadores em Museus da Paraíba). 

Já o Museu José Lins do Rêgo – que reúne livros e objetos originais pertencentes ao escritor paraibano autor do livro ‘Menino de Engenho’ –, promove na quinta-feira (19), nos turnos da manhã e tarde, palestras com o tema “O Poder dos Museus: Por entre o passado, o presente e o futuro”. Às 9h, acontece a palestra com a professora da UFPB e líder da Rede de Pesquisa e (in)formação em Museologia, Memória e Patrimônio (REDMus), Luciana Costa. Já às 14h30 quem palestra é a mestranda em Artes Visuais da UFPE, Eva Caroline de Sena Castro, que também é membro da Rede de Pesquisa e (In)Formação em Museologia, Memória e Patrimônio (REDMus) da UFPB. A ação é direcionada para escolas e público em geral.

20ª SMN – A Semana Nacional de Museus tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema definido pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM. A vigésima Semana Nacional de Museus traz o tema: O Poder dos Museus. 

O Poder dos Museus está presente em suas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro.

Programação da Semana Nacional dos Museus

Segunda-feira (16/05)
Memorial Abelardo da Hora
19h – Palestra “Museologia social e comunitária na Paraíba: poder, lutas e resistências”, com Átila Tolentino
Local: Auditório 1
20h – Palestra “Raio-que-o-parta: ficções do moderno no Brasil”, com Fernanda Pitta
Local: Auditório 1

Terça-feira (17/05) 
Memorial Abelardo da Hora
10h às 11h – Visita Guiada
15h às 16h – Visita guiada pelo curador Daniel da Hora

Quarta-feira (18/05)
Memorial Abelardo da Hora
10h às 11h e 15h às 16h – Visita Guiada

Quinta-feira (19/05)
Memorial Abelardo da Hora
10h às 11h – Visita guiada pelo curador Daniel da Hora
15h às 16h – Visita guiada

Museu José Lins do Rego
09h – Palestra ‘O Poder dos Museus’, com Luciana Costa (REDMus)
14h30 – Palestra ‘O Poder dos Museus’, com Eva Caroline de Sena Castro (REDMus)
Local: Museu José Lins do Rego

Sexta-feira (20/05)
Memorial Abelardo da Hora
10h às 11 – Visita Guiada 
16h – Mesa de debate “O poder dos museus: tecendo redes e diálogos para a construção de um devir museal na Paraíba”, com Marisa Rodrigues (REUMUS), Luciana Costa (REDMus) e Sandra Valéria Félix de Santana (REM/PB).
Local: Auditório 1

Sábado e domingo (21 e 22/05)
Programação MAH |Memorial Abelardo da Hora
10h às 11h e 15h às 16h – Visita guiada

Serviço:
20ª Semana Nacional dos Museus
Data: 16 a 22 de maio
Local: Memorial Abelardo da Hora e Museu José Lins do Rêgo (Espaço Cultural José Lins do Rêgo)
Entradas: gratuitas
Horário de Funcionamento dos Museus: Segunda à sexta 9h as 17h/ sábado e domingo 10h as 16h

Palavras Chave

Cultura

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.