Na Paraíba, o céu do Sertão ainda preserva grande parte da beleza noturna, longe das luzes das grandes cidades. Sendo assim, é o local ideal para reunir, uma vez por ano, um grupo de astrônomos, astrofotógrafos e aficionados pela astronomia, na Zona Rural da cidade de Maturéia, a 327 km de João Pessoa, para contemplar e fotografar a imensidão do universo. Trata-se do Encontro Paraibano de Astrofotografia (EPA!), que ocorre desde 2013 e já é considerado o maior encontro de astrofotografia do país. Entre os dias 27 e 29 de setembro ocorrerá no município a 7ª edição do evento, no Casarão do Jabre.
Segundo a organização do evento, astrofotografia é um tipo especializado de fotografia destinada ao registro de objetos astronômicos como planetas, Sol, Lua, estrelas, nebulosas e galáxias, sendo uma das técnicas mais importantes na astronomia moderna. É através do registro fotográfico que várias descobertas astronômicas são feitas, e isso possibilita que a ciência esteja mais próxima dos amadores.
“Hoje, com um telescópio e uma câmera, um astrônomo amador pode facilmente descobrir uma cratera na Lua, uma explosão de supernova ou um impacto em Júpiter, por exemplo. Além disso, para muitos, a astrofotografia é a porta de entrada para a astronomia. Muitos se encantam com as imagens astronômicas e querem saber um pouco mais sobre seu conteúdo e sobre como são feitas”, diz o astrônomo Marcelo Zurita, um dos organizadores do encontro.
O Casarão do Jabre, localizado aos pés do Pico do Jabre, o ponto mais alto da Paraíba, com 1.197 metros de altitude, recebe e organiza o encontro juntamente com a Associação Paraibana de Astronomia (APA) e o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB) (NEPA).
“O local foi escolhido por reunir as melhores condições climáticas para a observação, a distância dos grandes centros e a estrutura do Casarão do Jabre, que garante não só a energia para os equipamentos quanto local para hospedagem e alimentação, além de um ambiente bastante aconchegante e acolhedor”, conta Marcelo.
A sétima edição do Encontro Paraibano de Astrofotografia deve contar com cerca de 70 participantes. A programação do evento inclui duas noites inteiras de observação e prática, trilhas noturnas, palestras e minicursos para capacitação dos novatos. Seguindo a tradição dos eventos anteriores, haverá também uma noite em que a APA oferece uma observação pública com telescópios em praça pública, proporcionando um momento de contato com a astronomia para a população do município.
As inscrições para o 7º EPA! estão abertas até o dia 20 de setembro e para participar do evento basta preencher um formulário e pagar a taxa de inscrição de R$ 40 através dos links abaixo.
“Caso deseje se hospedar no Casarão do Jabre, estão sendo oferecidos três pacotes de alimentação e hospedagem, quartos individuais (apartamento), acampamento ou alojamento. Os pacotes são individuais e as vagas só serão reservadas após o pagamento. O valor inclui a hospedagem e a alimentação pelo período do evento (café da manhã, almoço e janta)”, detalha o astrônomo.