Início Geral

Serviço de ginecologia para cadeirantes começa a funcionar em João Pessoa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) implantou nesta quinta-feira (17), no Centro de Atenção Integral a Saúde (Cais) no bairro de Jaguaribe, o serviço de atendimento ginecológico para mulheres cadeirantes. 

Leia mais Notícias no Portal Correio

O serviço é único na área de ginecologia no Estado, um dos únicos na região Norte/Nordeste especializado em atender mulheres com deficiência física e dispõe de uma sala adaptada com mesa ginecológica especial para a realização de exames, a exemplo do citológico, além de uma equipe de profissionais treinados para atender às usuárias.

“Esse é um serviço que existe em poucos lugares do País e aqui na Capital estamos ofertando às nossas usuárias, agora essas mulheres poderão usufruir de algo que é direito delas”, comenta o secretario de saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio. “Um dos compromissos dessa gestão é dialogar sempre com a pessoa com deficiência e ofertar a essa comunidade um tratamento especializado, diferenciado e humanizado”, completa o secretário.

Atendimento — Para ter acesso ao serviço, as usuárias deverão procurar sua Unidade de Saúde da Família (USF) e serão encaminhadas para a realização dos exames no serviço no Cais Jaguaribe. Os atendimentos acontecerão todas as quintas-feiras, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h.

Como o serviço está localizado junto ao CTA as usuárias também terão acesso a serviços para testagem de DSTs.

Mês da Mulher – Durante todo o mês está sendo intensificada a realização dos exames de mamografia, exame citopatológico, cirurgia ginecológica (histerectomia) e palestras sobre planejamento familiar e outras temáticas como importância do pré-natal, violência doméstica e sexual, saúde da mulher idosa, saúde bucal e gravidez na adolescência.

As atividades estão acontecendo em diversos serviços da rede municipal de saúde como o Instituto Cândida Vargas (ICV), Hospital Santa Isabel (HMSI), Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) e nas Unidades de Saúde da Família (USF).

Saúde da Mulher – A área técnica de Saúde da Mulher é responsável pelas ações voltadas ao público feminino, a exemplo de assistência ao pré-natal, incentivo ao parto natural e redução do número de cesáreas desnecessárias, redução da mortalidade materna, enfrentamento da violência contra a mulher, planejamento familiar, entre outras ações que funcionam de forma integrada entre a Atenção Básica, Atenção Especializada e Rede Hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde.

Pessoa com Deficiência – A SMS tem trabalhado na perspectiva de ampliar o acesso e qualificar atendimento às pessoas com deficiência no SUS, com foco na organização em rede e na atenção integral à saúde, contemplando as áreas de deficiência auditiva, física, visual, intelectual, ostomias e múltiplas. Além de desenvolver ações de prevenção e identificação precoce de deficiências na infância e vida adulta.

As ações de saúde para a pessoa com deficiência possuem um caráter transversal e para se ter uma maior resolutividade as ações são realizadas em parceria com diversos seguimentos da saúde e da sociedade.

CTA – Para saber mais informações sobre DSTs, Aids e Hepatites Virais, o usuário pode ir ao Centro de Testagem e Aconselhamento de João Pessoa, lá a pessoa pode receber orientação e ainda fazer o teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatite C. Vale lembrar que a identidade do cidadão é preservada. O Centro funciona das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, no Cais Jaguaribe. 

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.