Início Geral

Servidores se unem a professores e também entram em greve na UEPB; vídeo

Depois dos professores, agora foi a vez dos servidores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decretarem greve. A paralisação começou nessa terça-feira (25). O Secretário de Planejamento do Estado, Fábio Maia, informou, em nota, que lamenta a iniciativa da greve dos servidores, assim como a paralisação dos professores. De acordo com ele, o governo do Estado está aberto ao diálogo com os grevistas, mas não tratará do aumento do repasse do duodécimo porque é um momento de crise, e, segundo ele, “a UEPB precisa entender que a atual realidade é de adequação”.

Leia também: Professores da UEPB continuam em greve e fazem atos para debater crise

“A greve teve início pois houve inúmeras tentativas de abertura de diálogo junto ao governo. Nós protocolamos, só neste ano, dois pedidos de audiência, fora os quatro do ano passado, e até agora o governo não abriu essa discussão para resolver o orçamento da Universidade em 2017. Houve um corte de R$ 27 milhões, que inviabiliza qualquer discussão, tanto administrativa quanto de funcionamento da UEPB”, disse Fernando Borges, presidente da Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior na Paraíba (Sintes-PB)

Os docentes estão parados há quase duas semanas e dizem que tentam um canal de diálogo com o governo do Estado para rever o orçamento da Universidade e as perdas salariais. De acordo com os grevistas, alunos em conclusão de curso e os serviços oferecidos à população, através das clínicas-escola, não estão em prejuízo. “Está reduzido, mas está sendo mantido”, disse a professora Lourdes Sarmento.

Em greve desde o dia 12 deste mês, professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizaram atos para debater a situação da instituição. Os atos aconteceram em Guarabira, na terça-feira (18), e em João Pessoa, na quarta-feira (19).

Em Guarabira, os professores participaram de uma sessão especial na Câmara Municipal, onde debateram a situação do campus local, considerada precária.

Já em João Pessoa, os professores e estudantes participaram de uma aula pública, no Ponto de Cem Réis, para debater os rumos da instituição.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.