Moeda: Clima: Marés:
Início Cinema

Sessão do Cineclube da FCJA apresenta o clássico ‘A missão’, nesta quarta (7)

Exibição começará às 19h30, no auditório da Fundação Casa de José Américo (FCJA), Cabo Branco
Cinema
(Foto: Imagem ilustrativa/Pixabay)

A atração da sessão do Cineclube O Homem de Areia, nesta quarta-feira (7), será o filme ‘A missão’ (1986), premiada produção do cineasta Roland Joffé. A exibição começará às 19h30, no auditório da Fundação Casa de José Américo (FCJA), Cabo Branco. Ao final, a obra será comentada pelo crítico de cinema Andrés Von Dessauer.

“A missão” é um drama épico ambientado na América do Sul do final século XVIII, quando o padre jesuíta Gabriel (Jeremy Irons) monta uma missão para converter os indígenas da região. Rodrigo Mendonza (Robert De Niro), um violento comerciante de escravos em busca de redenção, junta-se a ele. Ao encontrar a paz almejada, Mendonza pede para se tornar padre. Quando a Igreja cede o território aos portugueses, que regressam como escravizadores, ele quebra os votos e organiza os índios numa rebelião contra os colonizadores. “Contextualizado em uma época de altos conflitos, o filme tem teor altamente educativo e emocional”, diz Von Dessauer.

A impecável trilha sonora do filme, assinada por Ennio Morricone, é tão envolvente que funciona quase como um personagem, pela fusão perfeita com a dramaticidade das cenas. Considerada uma ópera contemporânea, ela exerce papel fundamental em determinado momento da trama, quando o jesuíta Gabriel toca oboé para fazer contato com os indígenas. “É aí que a música rompe as barreiras dos diferentes idiomas e comprova a sua força e universalidade”, acrescenta.

Com planos abertos, vegetação exuberante e paisagens de tirar o fôlego, “A missão” é, segundo o crítico, uma história de crime e redenção. Escrito por Robert Bolt, ganhou Palma de Ouro de 1986, três prêmios Bafta, dois Globos de Ouro, Oscar de Melhor Fotografia e César de Melhor Filme Estrangeiro, entre outros.

A entrada para as sessões do Cineclube O Homem de Areia, que acontece sempre às primeiras quartas-feiras do mês, é gratuita.

Palavras Chave

CinemaJoão Pessoa
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.