Sessenta e dois homossexuais casaram na Para?ba em 2014; mulheres subiram no ranking

10
COMPARTILHE

A professora Angela Chaves é militante LGBT há anos. Em uma ida ao médico ela conheceu a também professora Wandeyldna Barbosa. Antes de entrarem na sala para a consulta, elas se conheceram, trocaram números de celulares e iniciaram uma amizade, que seis depois foi selada no altar. O casamento das professoras faz parte do levantamento “Estatísticas do Registro Civil 2014”, divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na Paraíba, em 2014, foram registrados 31 casamentos gays no estado.

“Vivemos felizes. Somos uma família como outra qualquer. Nos conhecemos, conversamos pelo Messenger , namoramos e depois casamos. Tudo isso em um período de seis meses. Primeiro foi no civil e depois em uma igreja LGBT, da Capital”, falou Angela com um largo sorriso no rosto.

Leia mais Notícias do Portal Correio

Conforme dados divulgados pelo IBGE, em 2014, foram registrados 16 casamentos entre homens e 15 entre mulheres, na Paraíba. Com relação a 2013, os números do relatório apontam que ocorreram 12 casamentos femininos e 17 masculinos. Os números foram contabilizados a partir de 2013, ano em quem uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que os cartórios realizassem a união civil entre pessoas do mesmo sexo.

No Brasil, as Estatísticas do Registro Civil totalizaram 4.854 casamentos entre pessoas do mesmo sexo, totalizando 1.153 uniões homoafetivas a mais que no ano anterior. A pesquisa detectou que nos casamentos homoafetivos, a idade média observada foi de 34 anos tanto para homens quanto mulheres, em 2014. A Região Nordeste concentrou o terceiro maior percentual de uniões homoafetivas em 2014: 13,6%, perdendo apenas para o Sudeste 60,7% e Sul, 15,4%

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas