Moeda: Clima: Marés:
Início Entretenimento

Sherlock Holmes completa 130 anos de história

*  Renato Félix, do Jornal Correio da Paraíba

Quem é o personagem da literatura que mais vezes foi levado ao cinema e à TV? Elementar, meu caro. A resposta, segundo o Livro Guinness dos Recordes, é Sherlock Holmes, o excêntrico e cerebral detetive criado por Arthur Conan Doyle e que foi publicado pela primeira vez há 130 anos (completados na sexta passada).

Os fãs terminais certamente vão implicar com a citação da frase “elementar, meu caro Watson”, algo que, por incrível que pareça, o personagem nunca disse nos quatro romances e 56 contos que estrelou originalmente. A frase ficou popular a partir de uma série de rádio com as aventuras do detetive, entre 1939 e 1947 – também o período dos 14 filmes do personagem estrelados por Basil Rathbone.

Um produto da era vitoriana, Sherlock Holmes é um personagem tão fascinante que até seu endereço se tornou icônico: a Baker Street, 221B. A rua existia, mas, na época, não ia até o número 221. Anos depois foi estendida e hoje o número é o endereço do Sherlock Holmes Museum (apesar de ele estar localizado entre os números 237 e 241 da rua).

Um dos méritos de Conan Doyle é o de ter criado um personagem que se tornou familiar e “real” para os fãs, apesar de todas as suas excentricidades. Holmes tinha um rosário de qualidades e habilidades tanto quanto de fraquezas e defeitos. Ainda, por cima, suas aventuras eram narradas por um admirado colega, o Dr. John Watson.

Sherlock Holmes parece nunca perder seu apelo. Por exemplo: sua primeira série de TV é de 1951, com Alan Wheatley. Atualmente, há não uma, mas duas em andamento, e ambas bem-sucedidas. E ambas trazendo o personagem para os dias de hoje: a espetacular Sherlock, na Inglaterra, à espera da quinta temporada, e a americana Elementary, à espera da sexta.

Nos livros, a obra de Conan Doyle está sempre sendo republicada no Brasil. Desde os clássicos livrinhos da Ediouro, à coleção reunida mos boxes da Jorge Zahar e em uma grande caixa em capa dura da Nova Fronteira. Nunca é tarde para adentrar o mundo de Sherlock Holmes. Elementar.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.