Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Sicredi apoia ações que colaboram com a comunidade

Fazer o bem pensando no próximo faz parte da sua essência. É com esse espírito que o Sicredi é a Primeira Instituição Financeira Cooperativa do país, com 115 anos de atuação. Presente em 22 estados e no Distrito Federal, com mais de 3,7 milhões de associados, 23 mil colaboradores, atuando em mais de 1.200 municípios, o Sicredi utiliza a sua rede e seu relacionamento próximo às comunidades para realizar ações, como oficinas sobre gestão financeira, encenações teatrais e prestação de serviços de cunho social e inclusivo.

Na Paraíba, as quatro cooperativas Sicredi, assessoradas pela Central Sicredi Norte/Nordeste, participam ativamente de iniciativas que transformam a realidade das comunidades em que estão inseridas, durante todo o ano. Contudo, é no Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C, que elas concentram esforços para alcançar o maior número de beneficiários.

A Sicredi João Pessoa, por exemplo, todos os anos beneficia indiretamente cerca de mil pessoas com a doação de alimentos, cadeiras de rodas, e mobiliza aproximadamente 600 alunos da rede pública, através da realização do seu concurso cultural de redação, cujo ganhador, em primeiro lugar, tem como principal prêmio a sua contratação na Cooperativa, na condição de menor aprendiz. Em 2013, levou 100 crianças carentes para uma sala de cinema, pela primeira vez, certificando o seu interesse pela comunidade.

Já a Sicredi Creduni, anualmente, arrecada livros novos e usados (em bom estado) para beneficiar Bibliotecas Comunitárias e Municipais de Campina Grande e João Pessoa; e realiza o descarte consciente de papéis recicláveis e lixo eletrônico, contribuindo com uma cooperativa de trabalhadores de materiais recicláveis e com a Escola Técnica Redentorista (Projeto Eter Recicla). Nos últimos três anos, a Cooperativa já arrecadou mais de 12 mil livros, aproximadamente 5 toneladas de lixo eletrônico e 4 toneladas de papéis recicláveis, contribuindo também com o meio ambiente.

Despertar o interesse de crianças e adolescentes pela Ciência da Computação tem sido a principal demonstração da Sicredi Centro Paraibana de seu compromisso com as pessoas que residem em sua área de atuação, através do projeto Pequenos Desenvolvedores, que já capacitou mais de 150 crianças nos últimos dois anos.

Fazer uma criança sorrir com a doação de brinquedos, roupas, calçados e bens de consumo é a forma que a Sicredi Alto Sertão Paraibano implantou para contribuir com a melhoria das condições de vida daqueles que são assistidos por instituições que abrigam menores carentes, mostrando a força da cooperação.

DIFERENCIAIS

Além do seu interesse pela comunidade, um dos princípios do cooperativismo, o Sicredi possui outros diferenciais em relação às demais instituições financeiras. Com um jeito mais próximo e humanizado, as cooperativas Sicredi transformam atendimento em relacionamento, promovendo uma experiência personalizada aos seus associados.

Somente na Paraíba, as quatro cooperativas Sicredi, que contam com 21 agências em todo o estado, administram mais de R$ 1,6 bilhões de Ativos e, juntas, somam mais de 29,8 mil associados que contam com os produtos e serviços que facilitam a vida financeira e se adequam às suas necessidades. Os associados Sicredi ainda têm o poder igualitário de voto nas decisões da Cooperativa e ainda participam da distribuição dos Resultados ao final de cada ano.

Saiba Mais 

O Dia C considera ações de responsabilidade social dos 13 ramos de cooperativismo atuantes no Brasil, incluindo o de cooperativismo de crédito. Em 2018, as celebrações do Dia C, realizadas em 30 de junho, completaram cinco anos de atuação nacional e fazem parte da agenda estratégica do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). Neste ano, o Sicredi foi a instituição financeira cooperativa que teve mais de 200 iniciativas cadastradas para esta edição do Dia de Cooperar.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,7 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

 

 

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.