O sinal de TV analógica vai ser encerrado em Campina Grande no dia 5 de dezembro de 2018. A informação é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O tempo é suficiente para que quem não tem equipamento para recepção de TV digital providenciar as mudanças; veja abaixo as orientações.
Leia também: Sinal de TV analógico é desligado na Paraíba
Um aparelho conversor custa a partir de R$ 80 e pode ser instalado na TV de tubo ou em telas de LCD, LED e plasma que não têm sistema de recepção digital. O consumidor deve comprar um conversor que seja adequado ao aparelho de televisão que tem em casa, o que pode ser analisado na hora da compra, caso contrário pode não haver problemas no funcionamento.
Beneficiários de programas sociais do governo federal, como ‘Bolsa Família’ e ‘Minha Casa Minha Vida’, podem receber kits gratuitos de recepção digital. Para isso, basta consultar a disponibilidade no endereço eletrônico. O kit gratuito é composto por antena, conversor digital e controle remoto.
Quem preferir trocar de televisor, deve se informar na hora da compra se o novo aparelho já vem com o conversor digital embutido.
As mudanças afetam apenas as pessoas que têm acesso só a TV aberta (gratuita). Usuários de TV por assinatura (cabo ou satélite) não terão alterações nos canais pagos, mas devem se informar com a operadora se haverá alguma alteração na programação de canais abertos.
O sinal de televisão digital permite que o usuário tenha acesso a imagem e som em alta definição e, no caso das emissoras abertas, essa melhoria é disponibilizada gratuitamente.