Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Sinfônica da PB leva concerto ao Valentina nesta quinta, em JP

O Projeto OSPB nos Bairros vai esta semana ao Valentina Figueiredo, em João Pessoa. O 9º Concerto Oficial da Temporada 2016 da Orquestra Sinfônica da Paraíba será nesta quinta-feira (6), às 19h, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, com regência do maestro Luiz Carlos Durier, e execução de músicas clássicas e populares de compositores como Jean Sibelius, Tchaikovsky e Mahle, e também dos brasileiros Felinho e Luiz Gonzaga.


Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

O objetivo do projeto é levar a música para moradores de comunidades da capital e de outras cidades do Estado. No dia 29 de setembro, a orquestra paraibana apresentou concerto na Igreja São Francisco de Assis, no bairro de Mangabeira. A entrada para os concertos do OSPB nos Bairros é gratuita.

“Nós estamos nos aproximando da população, que é muito carente de ações boas, de atividades culturais interessantes, e a orquestra assumiu essa postura exatamente para fazer o seu trabalho social, que é estar mais perto da população”, explicou o maestro Luiz Carlos Durier, que falou também sobre a escolha das músicas executadas nesses dois concertos nas igrejas. “A gente selecionou um repertório de fácil assimilação, de música ligeira, trilha sonora de filme, músicas brasileiras e, por último, uma bela seleção de xotes de Luiz Gonzaga para encerrar a apresentação”, finalizou.

O concerto começa com a execução da “Abertura Karélia”, Op. 10”, do compositor finlandês de música erudita e um dos mais populares do fim do século XIX (19) e início do século XX (20), Jean Sibelius. Em seguida, será a vez da “Valsa Ouro e Prata”, de Franz Lehar, compositor austríaco de ascendência húngara, conhecido principalmente por suas operetas, e da “Valsa da Ópera Eugene Onegim”, de Tchaikovsky, compositor romântico russo que viveu em meados do século 19 e que pelo vigor e criatividade de sua obra se transformou num dos mais populares e reconhecidos autores da música clássica de todos os tempos.

A apresentação segue com “Les Miserables” (arranjo: Bob Lowden), de Schonberg, produtor musical, ator, cantor e compositor francês, mais conhecido por suas colaborações com o letrista Alain Boublil. Suas grandes obras no teatro musical incluem Les Misérables (1980) e Miss Saigon (1989). Logo depois, os músicos vão executar “A Pantera Cor de Rosa”, de Henry Mancini, compositor, pianista e arranjador americano, que também compôs trilhas sonoras para a televisão e o cinema, ganhando um número considerável de prêmios Grammy; e “Suite Pernambuco n. 1”, do compositor e maestro brasileiro nascido na Alemanha, Ernest Mahle.

A execução de músicas de dois pernambucanos, com arranjos do Maestro Duda vão encerrar a apresentação na Igreja Nossa Senhora Aparecida. São elas: “Formigão Baião”, de Felinho, compositor de choros e valsas, que nasceu em Bonito (PE) e “O Melhor dos Xotes”, de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, nascido em Exu (PE).

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

 

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.