Moeda: Clima: Marés:
Início Entretenimento

Sinfônica da PB homenageia o escritor Carlos Romero

Com a execução de músicas de Schubert, Haydn e Mozart, a Orquestra Sinfônica da Paraíba fará o concerto de encerramento da temporada 2019 nesta quinta-feira (12), às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural. Essa apresentação especial será em homenagem ao escritor paraibano Carlos Romero, um grande apreciador da música clássica e da orquestra paraibana. O concerto, com entrada gratuita, tem regência do maestro Luiz Carlos Durier e participação, como solista, de Ayrton MuzelBenck, trompetista do Quinteto Brassil e professor de trompete do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

“Nós fazemos um balanço muito positivo de tudo que aconteceu durante todo o ano”, disse o maestro. “Foram de grande importância os concertos que nós fizemos nos bairros e o acolhimento da população em relação à Orquestra Sinfônica da Paraíba. Isso foi muito importante para todos nós e um grande aprendizado e estamos felizes porque encerraremos a temporada fazendo uma homenagem justa ao escritor e professor Carlos Romero”, acrescentou.

Durier destacou a beleza do programa deste concerto de encerramento, que contará com obras de três compositores austríacos. “Programamos uma bela seleção do período clássico. São lindas e têm uma história que marcou de alguma forma na vida artística da OSPB”. O concerto terá início com a execução da “Abertura em Estilo Italiano em Ré Maior, D. 590”, de Franz Peter Schubert, compositor do fim do classicismo, dono de um estilo marcante, inovador e poético.

Em seguida, o trompetista Ayrton MuzelBenk sobe ao palco da Sala de Concertos para executar, junto à OSPB, o “Concerto para Trompete em Mi Bemol Maior, H. 7e/1 (Allegro, Andante e Finalle-Allegro)”, de Joseph Haydn,um dos mais importantes compositores do período clássico. O concerto será encerrado com a “Sinfonia n. 40 em Sol menor, K.550 (Allegro, Andante, Minueto-Allegretto e Allegro Assai), de um dos maiores compositores de todos os tempos, Wolfgang Amadeus Mozart.

O escritor Carlos Romero, homenageado neste concerto, faleceu no dia 6 de janeiro deste ano. Na opinião do filho dele, o arquiteto Germano Romero, a homenagem é muito bem-vinda. “A poucos dias do aniversário de seu desenlace, transcorrido de forma serena, sob o trunfo e o triunfo de uma vida plena de arte e emoção, esta homenagem acontece em um momento demasiadamente oportuno. Afinal, celebrar com música a memória de alguém que a vida inteira se embeveceu com as melodias imortais é conceder ao homenageado, na noite deste concerto, o néctar que será merecidamente sorvido junto aos anjos de que ele se acerca em sua nova morada”, destacou.

“E da música, Carlos Romero parece ter recebido preciosas recompensas. Pelo que fez por ela, desde o empenho para a criação de programas musicais nas rádios locais, ressaltando os seus valores em crônicas irretocáveis, nos apelos aos governantes e gestores administrativos, na presença assídua em concertos e, sobretudo, no esforço pessoal para a que a Paraíba possuísse a sua orquestra”, continuou.

Próximo concerto

Após a OSPB, será a vez da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba realizar a sua última apresentação do ano. O Concerto de Natal será na próxima terça-feira (17), no Ponto de Cem Réis, no Centro de João Pessoa.

 

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.