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Site ajuda consumidores a denunciar problemas e negociar soluções com empresas

Uma plataforma na internet promete ajudar consumidores a denunciar problemas e negociar soluções com empresas. Trata-se do consumidor.gov, que permite cadastros de reclamações e dá 10 dias para que a empresa analise e responda a questão.

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Em seguida, é garantida ao consumidor a chance de, em até 20 dias, comentar a resposta recebida, classificar a demanda como Resolvida ou Não Resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.

Os dados das reclamações registradas alimentam uma base de dados pública, com informações sobre os fornecedores que obtiveram os melhores índices de resolução e satisfação no tratamento das reclamações, sobre aqueles que responderam às demandas nos menores prazos, entre outras informações.

À empresa participante é oferecido acesso, de forma direta e gratuita, a um sistema que viabiliza o recebimento e tratamento das reclamações de seus consumidores que eventualmente não foram resolvidas por meio dos seus canais tradicionais de atendimento, evitando que se transformem em litígios administrativos e/ou judiciais.

A superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana, ressalta que, ingressar na rede de atendimento online viabilizada pelo consumidor.gov, permite que as empresas se conheçam melhor a partir de dados disponibilizados na plataforma. É que o site disponibiliza uma base de dados que possibilita aos fornecedores uma análise detalhada dos problemas relativos a seus produtos e serviços, desde a produção, comunicação e distribuição, permitindo a adoção de medidas de aprimoramento e adequação.

Por este motivo, a autarquia vai promover, nesta quinta-feira (1º), capacitação com objetivo de ampliar o acesso à plataforma. O evento será na sede do Procon-PB, em João Pessoa, das 14h30 às 16h30. Além da capacitação, 40 empresas paraibanas que lideram as reclamações no Procon-PB foram convidadas para uma reunião com a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon). 

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Comentários

  • Maria Conceição Medeiros Cavalcanti disse:

    Precisamos de uma fiscalização aqui no bairro das indústrias cidade Verde, 2° etapa, rua Equador. Os engenheiros pularam as etapas do calçamento da nossa rua e foram fazer na rua China posterior a nossa devem ter recebido alguma propina de alguém do poder da prefeitura.

  • Suzana Porto disse:

    A obra fo mercado público do Bessa está com 5 meses de atraso na conclusão, os feirantes estão no meio da rua, os banheiros não tem portas, a prefeitura está fazendo cotas para comprar tinta para pintar, a obra ficou em 192.0000,00 para reforma.

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