Início Geral

S?o Jo?o Pra valer termina com atra??es culturais tipicamente Nordestinas em JP

O último dia do São João Pra Valer 2014 no polo de cultura popular Tambaú – no Largo da Gameleira – foi marcado pela diversidade cultural, que encantou o público com seu colorido e animação. Promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Fundação Cultural (Funjope) e Secretaria de Turismo (setur), o evento serviu para valorizar e manter viva na cidade as tradições nordestinas, principalmente dos festejos juninos.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

Repentistas, capoeira, quadrilha, roda de coco, bonecos gigantes e forró deram o tom da festa no polo cultural da orla, atraindo adultos, idosos e crianças que dançaram, cantaram e se divertiram muito na noite de São Pedro. Além dos elogios as atrações culturais, os presentes também parabenizaram a PMJP pela estrutura montada e pela segurança oferecida no local.

Os primeiros a entrar no palco foram os repentistas Pedro Firmino e Severino Lopes, que brindaram o público com seus versos. “Vejo esse tipo de evento como uma oportunidade para que o artista mostre seu trabalho e ocupe seus espaços”, disse o poeta e repentista Paulo Cruz, que está na estrada há mais de 25 anos.

Na sequência, o grupo de capoeira Berimbau Dourado, do mestre Colorau, mostrou à platéia um pouco dessa arte, introduzida no Brasil pelos escravos. Durante a apresentação, as crianças ficaram impressionadas com os golpes e movimentos ágeis dos capoeiristas, e algumas foram até convidadas para participar do jogo.

Bonecos gigantes

Logo após o show da capoeira, as roupas coloridas e brilhantes, os movimentos ritmados da coreografia e a música alegre da quadrilha junina Aconchego, do bairro de Cruz das Armas, entraram em cena proporcionando um belo espetáculo. “Estou encantado com a festa, pois é uma forma de integrar as pessoas, de trazer o povo para prestigiar nossa cultura popular”, disse o professor Gláucio Lins, morador de Manaíra, que estava acompanhado da esposa Josineire Lins, administradora.

A cultura pernambucana também marcou presença no Largo da Gameleira com uma apresentação especial da cantora Selma do Coco, que mostrou o ritmo aprendido ainda criança com os pais no interior de Pernambuco. O brilho e a energia do coco de roda cantado por Selma se juntaram ao bom-humor da quadrilha de bonecos gigantes, que chamou a atenção de todos.

Muito simpática e esbanjando vitalidade, Selma falou da felicidade de mostrar o seu trabalho mais uma vez para os pessoenses. “Esse ritmo, acompanhando por gente de todas as idades, deve ser mostrado sempre para que a tradição do coco de roda não acabe, seja resgatado”, enfatizou Selma.

Encerrando o São João Pra Valer 2014, a banda Forró Encabulado animou o público com ritmo característico da região Nordeste. Os turistas e muitos pessoenses aproveitaram para dançar o autentico forró e dar adeus a mais um evento realizado com sucesso pelo poder público.

Avaliação

Emilson Ribeiro, coordenador de cultura popular da Funjope fez uma avaliação positiva dos festejos juninos na Capital. “Essa atividade cultural com essa diversidade marcaram o São João e isso foi muito positivo tanto para atrair os turistas como para fortalecer as tradições nordestinas”, afirmou.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.