Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Sobe de 9% para 13% o percentual de idosos circulando em ônibus de CG

O número de idosos circulando no transporte coletivo em Campina Grande aumentou nesta semana. Mesmo fazendo parte do grupo de risco ao novo coronavírus, a quantidade de idosos nos ônibus da cidade passou de 9% na última segunda-feira (23) para 13% nessa quinta-feira (26).

Leia também:

Os números registrados pela STTP mostram que desde a segunda-feira (16), quando 106 mil passageiros utilizaram o transporte coletivo, houve uma grande diminuição nesses últimos dez dias, quando nessa quinta-feira (27) fechou um número de 15 mil passageiros transportados. Isso representa que uma significativa parcela da população está ficando em casa, deixando de utilizar os ônibus.

O que chama a atenção é que nessa quinta-feira (26) foram transportadas, nos ônibus de Campina Grande, 15.169 pessoas. Desse número, 2.100 idosos com mais de 65 anos, o que representa 13.8% dos passageiros.

Sobre o assunto, o chefe da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), Félix Neto, fez um alerta preocupante de que, contrariando as recomendações do Ministério da Saúde de evitar saídas desnecessárias, muitos idosos de Campina Grande têm utilizado com frequência o transporte coletivo durante a pandemia do novo coronavírus.

De acordo com dados divulgados pela STTP, mesmo com a redução da frota de ônibus para 30% e consequente dminuição dos passageiros, o número de idosos dentro do transporte coletivo neste período tem sido de aproximadamente 13% por dia, conforme dados mensurados nos números com base na quantidade de “passes livres”.

Evitar transporte coletivo

A STTP está recomendando que idosos, a partir de 65 anos, evitem utilizar ônibus. É uma orientação preventiva, numa forma de resguardar essa população e evitar o contágio.

“É justamente essa a nossa preocupação e das demais autoridades, onde o isolamento social desse grupo é para evitar o contágio que pode ser fatal, numa série de fatores que podem colaborar para que esse grupo seja mais afetado que a população em geral”, comentou.

Além da recomendação para os idosos, a STTP e as empresas de ônibus vêm reforçando ações para prevenção do coronavírus no sistema de transporte coletivo. A ideia é conscientizar a população para evitar o contágio e aumentar o trabalho de higienização que está sendo feito no Terminal de Integração e nos ônibus.

Saiba mais sobre o novo coronavírus no vídeo abaixo

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.