Início Notícias

Sobe para 6 meses prazo para requerer medicamentos no Cedmex

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex), informou nessa terça-feira (4) que sobe para seis meses o prazo para requerimento de medicamentos. Antes, a validade de um requerimento era de três meses. A nova resolução, conforme a Portaria nº 13 do Ministério da Saúde, publicada em 6 de janeiro, passa a valer a partir deste mês de fevereiro.

Leia também: Paraíba deve registrar 1.120 novos casos de câncer de mama

“A portaria facilita a vida do usuário, que não vai mais precisar retornar ao médico a cada três meses para solicitar o medicamento. Além disso, otimiza o fluxo de regulação dos atendimentos nos ambulatórios das clínicas especializadas”, informou a coordenadora do Cedmex, Gilcélia Rabera.

De 2018 para 2019 foram incorporados 27 medicamentos no Cedmex. Também foram definidos mais sete protocolos clínicos em 2019. Assim, ao todo, são 135 fármacos que atendem a 92 patologias.

“As principais demandas são de pacientes com transtornos mentais, osteoporose e asma. O acesso a estes medicamentos segue critérios inclusos nos protocolos clínicos definidos pelo Ministério da Saúde”, explicou Gilcélia.

Por meio deste link do Portal da Cidadania é possível ter acesso à lista de medicamentos ofertados pelo Cedmex.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.