Início Geral

Sobem para 103 os casos confirmados de microcefalia na PB; Saúde investiga 386

O número de casos confirmados de microcefalia na Paraíba sobe de 91 para 103, segundo o Ministério da Saúde. No estado, também há 386 ocorrências em investigação e 364 descartadas, chegando a 853 a quantidade de notificações entre 2015 e 2016. O ministério investiga 4.046 em todo o país. Os números fazem parte do boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (5). O informativo aponta, ainda, que 1.814 notificações já foram descartadas e 1.046 confirmadas para microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita. O número de casos suspeitos de microcefalia notificados desde o início das investigações, no dia 22 de outubro do ano passado, e registrados até 2 de abril, chega a 6.906.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Até a data citada acima, foram registrados 227 óbitos (fetal ou neonatal) suspeitos de microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação (abortamento ou natimorto). Destes, 51 foram confirmados para microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central. Outros 148 continuam em investigação e 28 foram descartados.

O Ministério da Saúde está investigando todos os casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central, informados pelos estados, e a possível relação com o vírus Zika e outras infecções congênitas. A microcefalia pode ter como causa diversos agentes infecciosos além do Zika, como Sífilis, Toxoplasmose, outros agentes infecciosos, Rubéola, Citomegalovírus e Herpes Viral.

O Ministério da Saúde orienta as gestantes a adotar medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de criadouros. As grávidas devem se proteger da exposição de mosquitos, mantendo portas e janelas fechadas ou teladas, usando calça e camisa de manga comprida e utilizando repelentes permitidos para gestantes.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.