Início Geral

Sobram vagas na ?rea de TI e d?ficit de profissionais pode chegar a 408 mil em 2022

De acordo com um estudo de uma associação ligada ao setor de Tecnologia da Informação, faltam mais de 60 mil profissionais de TI no Brasil. Os analistas de sistemas são os mais difíceis de encontrar e correspondem a 30 mil vagas em aberto.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Atualmente, devido à falta de profissionais no mercado, quem se forma em TI já sai praticamente com o emprego garantido, com salário girando em torno de oito a dez mil reais. Para o analista de TI de Brasília, Thiago Nascimento, de 27 anos, a escassez de pessoas na área é por conta da falta de qualificação de muitos colegas de profissão.

“A dificuldade que existe é que hoje as empresas querem um colaborador que tenha conhecimento amplo em várias áreas dentro de TI e que as vezes a remuneração é abaixa da expectativa do profissional. A perspectiva é que com cada dia a tecnologia evoluindo e estando presente no dia a dia da população a tendência é que a área venha a crescer cada vez mais e com isso ter um déficit ainda maior de mão de obra qualificada”, disse Thiago.

A insuficiência de trabalhadores no setor de Tecnologia da Informação é tão grande, que tem empresas que demoram mais de dois meses para encontrar alguma pessoa para a vaga. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Brasscom, o problema está na evasão do curso nas faculdades e universidades do país. Apenas 18 por cento dos estudantes que entram para a área de TI se formam. Para a diretora de uma consultoria de Recursos Humanos, Andréia Teixeira, uma das soluções para o déficit no mercado seria o incentivo para a realização do curso nas escolas.

“A melhor saída seria iniciar um trabalho dentro das escolas em nível de primeiro e segundo grau. Ir para essas escolas e envolver crianças e mostrar o quanto é interessante trabalhar com computadores. Então, acho que tanto a área privada, quanto o próprio governo deveriam fazer mais ações dentro das escolas”, explica Andréia Teixeira

Ainda de acordo com o estudo de uma consultoria do setor de TI, o número de vagas na área só tende a aumentar. A previsão é de que em 2022, mais de 408 mil vagas não vão estar preenchidas no país.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.