Moeda: Clima: Marés:

Soledade movimenta economia com realização de eventos de esporte e turismo 

Soledade, Amazan, São João
Soledade (Foto: Divulgação)

Eventos realizados e apoiados pela Prefeitura de Soledade, no Cariri paraibano, têm movimentado a economia local, contribuindo para o fortalecimento do comércio e a geração de emprego e renda. O município tem se destacado no estado como um dos mais atrativos para visitantes que escolhem o turismo de eventos e belezas naturais no interior. Este ano, a cidade foi palco de eventos como a 6ª etapa do Campeonato Paraibano Fora da Estrada, as festas juninas, o Miss Paraíba, o III Festival do Queijo e segunda edição do Solvoz Regional.
 
Soledade tem no mês de setembro o principal período festivo e que atrai turistas de diversas regiões da Paraíba e de estados vizinhos. Além dos eventos, o turismo de aventura tem se destacado como uma próspera e importante fonte para a economia local. Para o prefeito Geraldo Moura Ramos, o município vem ganhando notoriedade e se consolidando como destino para quem gosta de praticar esportes de aventura e participar de eventos dos mais diversos, envolvendo cultura, gastronomia e música.
 
“Soledade vem ganhando espaço e se fortalecendo no turismo local, gerando renda e fortalecendo a economia. Temos aqui uma área extensa com muitas belezas naturais e gastronomia rica em sabores. Temos serras, terrenos íngremes com muitas subidas e descidas, o que proporciona muita emoção aos turistas e praticantes de esportes. Estamos felizes em estar no mapa turístico da Paraíba também pelos locais com potencial para a prática de esportes”, ressaltou.
 
Este ano, o município de Soledade foi palco para eventos importantes como a 6ª etapa do Campeonato Paraibano Fora da Estrada, uma competição automobilística que envolve veículos do tipo 4×4 e 69ª edição do Miss Paraíba que aqueceu a economia, turismo, gastronomia e empreendedorismo da cidade, sem contar na realização das festividades juninas com uma programação cultural que se estendeu até o final do mês de junho.
 
Dentro de uma programação turística esportiva, Soledade está implantando o cicloturismo – um projeto que une o ciclismo ao turismo. O circuito contará com rotas especiais que apresentam as belezas e serras, com direito a passaporte para ser carimbado e pontos para fotografia. Todo ano, a cidade recebe a ‘Maratona Cabra da Peste’; um evento que reúne ciclistas do país inteiro que praticam o ‘mountain bike’, modalidade que envolve terrenos irregulares, trilhas de montanha e outras áreas fora da estrada.
 
Festival de Queijo

O município realizou a III edição do evento entre os dias 22 e 24 de setembro, integrando as celebrações de aniversário de 138 anos do município. O Festival não só proporciona visibilidade para a cadeia produtiva do queijo no município, incentivando o desenvolvimento econômico, como também contribui para a geração de renda extra entre os pequenos negócios que participam do festival.
 
Música

Outro evento que movimentou o município foi a segunda edição do Solvoz Regional, realizado pela Prefeitura Municipal nos dias 16 a 20 de setembro. Um concurso musical que premiou os artistas com valores que totalizaram R$ 5 mil. Além de valorizar a cultura e lazer, o evento busca revelar novos talentos da música paraibana, destacando a cultura local e os artistas que estão começando e precisam de apoio financeiro.
 
Agenda

Entre os eventos recebidos em Soledade estão o Iº Encontro Municipal de Gestores Ambientais, voltado para gestores de Meio Ambiente, Agricultura, Infraestrutura e representantes de instituições, além da 10ª Conferência Municipal de Assistência Social que tratou sobre ‘Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos’.
 
Parcerias

O município está entre as cidades do Cariri que se uniram para criar estratégias de fomento ao desenvolvimento econômico na região. Em uma parceria entre a Associação dos Municípios do Cariri e Agreste da Paraíba (Amcap) e o Sebrae integra o chamado ‘Pacto Novo Cariri’. Uma iniciativa que reúne lideranças para debater e avaliar soluções para construir uma agenda integrada de ações e projetos que garantam impacto econômico e social para todas as cidades contempladas.
 
De acordo com o prefeito Geraldo Moura, o artesanato unido ao empreendedorismo e turismo gastronômico estão entre as potencialidades do município que podem ser exploradas em prol do desenvolvimento de toda a região. Para o gestor, o polo industrial que se organiza para instalar em Soledade também é um equipamento que poderá beneficiar o Cariri, gerando renda e emprego.
 
Réveillon

O município de Soledade também retomou a tradição das festas de fim de ano, fortalecendo a economia local. Em dezembro, a festividade vai contar com apresentação do vencedor do Solvoz Regional, Edson Eduardo, do município de Seridó. O concurso foi realizado pela Prefeitura Municipal nos dias 16 a 20 de setembro.

Este conteúdo é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Soledade
 

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.