Moeda: Clima: Marés:
Início Entretenimento

Soraia Bandeira, Glaucia Lima e Izzah Ribeiro se apresentam no Café da Usina

A força de três mulheres converge em uma apresentação especial em pleno feriado de Corpus Christi. Trata-se de Show das Tribos, a união de Glaucia Lima, Soraia Bandeira e Izzah Ribeiro, integrantes do projeto Berimbaobab Brasil. O show inédito que acontece nesta quinta-feira (20) no Café da Usina tem como um de seus propósitos arrecadar fundos para a turnê do Projeto Berimbaobab Brasil na França.

A apresentação é uma das que o grupo organizou para levar até o país europeu. Além deste e do show Berimbaobab Brasil, outro integrante do coletivo, Erivan Araújo, leva seu Mistério de Caboco para terras francesas. A viagem, marcada para o fim de julho, será custeada, em parte, pela verba arrecadada em uma série de atividades promovidas pelo Berimbaobab Brasil durante este e o próximo mês.

Soraia, Izzah e Glaucia cantam músicas autorais e de compositores paraibanos. “Canto uma música minha, outra de João Linhares, uma do compositor Livardo Alves e outra, em voz e piano, composta por Rudá Barreto”, explica Soraia Bandeira.

Além dos shows, os integrantes também promoverão oficinas e atividades paralelas. Soraia utiliza sua habilidade como instrutora de ioga e preparadora vocal em Ioga, Terapia da Voz. “As técnicas de respiração e o modo como lidamos com o corpo na ioga são excelentes para pensar na qualidade do canto e da voz”, explica a cantora e compositora.

Glaucia Lima fará uma oficina de bonecas abayomi, criadas por mulheres escravizadas em navios negreiros com farrapos para entreter as crianças durante este capítulo nefasto da história da humanidade. O sofrimento delas acabou gerando mais um elemento da cultura negra, com as bonecas criadas sem costura, apenas com amarras. Outras oficinas ofertadas são a de ritmos brasileiros, por Beto Preah, de danças, com a Tribo Éthnos, e uma oficina de pífano, por Erivan Araújo.

Berimbaobab Brasil

O Berimbaobab nasceu em 2012, no Senegal, envolvendo artistas paraibanos, senegaleses e franceses. Um projeto que une três continentes. Além de Glaucia, Soraia e Izzah, o projeto conta ainda com Adeildo Vieira, Erivan Araújo e a Tribo Éthnos, além de outros músicos e dançarinos, totalizado uma equipe de doze pessoas.

O grupo foi convidado para participar do Festival Les Nuits de La Poterie, na região de Lhuis, próximo à cidade de Lyon, na França, para apresentar três espetáculos diferentes. Além da participação no festival, marcada para o dia 10 de agosto, haverá ainda shows no dia 1 de agosto em Crest, e nos dias 2 e 3 de agosto na cidade de Ardèche.

Antes da viagem, o grupo deve fazer apresentações em João Pessoa, no Recanto da Cevada e uma grande apresentação de despedida no dia 14 de julho, no Teatro de Arena do Espaço Cultural.

Por André Luiz Maia, do jornal CORREIO

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.