sprites
Efeitos do fenômeno puderam ser observados em João Pessoa (Foto: Marcelo Zurita)

Fenômeno raro é visto acima de nuvens de tempestade; vídeo

Câmeras da Bramon, rede colaborativa de astrônomos profissionais e amadores, registraram os efeitos do fenômeno. Gravação foi feita em João Pessoa, com alta resolução

1222
COMPARTILHE

Um par de sprites, classe especial de fenômeno luminoso transiente (TLE, na sigla em inglês) pôde ser visto no céu de João Pessoa no último sábado (8). TLEs são descargas elétricas ocorridas em alta atmosfera, sobre nuvens de tempestades. Veja o vídeo abaixo.

Câmeras da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon – em inglês), rede colaborativa de astrônomos profissionais e amadores, registraram os efeitos do fenômeno. De acordo com Marcelo Zurita, responsável pela gravação das imagens, os sprites aconteceram no Sertão do estado – um em Serra Grande e outro em Cajazeiras, ambos a 60 km de altitude.

“O que torna o registro especial é que, além de sprites serem fenômenos raros, principalmente no Nordeste, esses foram registrados em uma câmera colorida de alta definição. Algo inédito nessa parte do país”, avalia Marcelo Zurita.

Assista ao vídeo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas