Início Geral

STF libera retomada das obras da transposição que vão atender Sertão da Paraíba

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, cassou a liminar que impedia a continuidade das obras do eixo norte da Transposição do Rio São Francisco. Com a decisão, a obra, que está 92% concluída agora já pode ser retomada. Cármen Lúcia é relatora de uma Suspensão de Segurança (SS 5183) em que a União pede a cassação de decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que suspendeu a licitação para a escolha do consórcio que executará as obras complementares de transposição das águas do Rio São Francisco. Comente no fim da matéria.

O Ministério da Integração Nacional deverá assinar Ordem de Serviço ainda nesta terça-feira (20) para a retomada das obras do eixo Norte da Transposição das águas do Rio São Francisco. A informação foi confirmada pelo deputado federal Wilson Filho (PTB), que se reuniu com o secretário Nacional de Infraestrutura Hídrica, Antônio de Pádua, nesta manhã.

Leia também: * Ricardo discute retomada das obras do eixo norte da transposição em reunião no STF

MPF não vê irregularidades na licitação para concluir eixo norte da Transposição

Eixo norte da transposição tem licitação concluída e obras serão reiniciadas

As obras do eixo norte estão paralisadas desde o ano passado, prejudicando sete milhões de pessoas que moram na Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco e que sofrem com a escassez de água. As intervenções foram suspensas em razão da substituição da Construtora Mendes Júnior, ainda em 2016, depois que a empresa comunicou ao governo federal a incapacidade técnica e financeira em executar os seus dois contratos nas obras do Projeto São Francisco.

 Leia mais Notícias no Portal Correio

O governo federal convocou novo processo licitatório no início de 2017 e as empresas desabilitadas por não atenderem os critérios técnicos, entraram na justiça para barrar o processo.

O governador Ricardo Coutinho (PSB) disse ter recebido do ministro da Integração, Hélder Barbalho, a garantia que a ordem de serviço será assinada já na tarde desta terça-feira (20).

De acordo com o governador, a previsão é que a obra, que levará água para a região de Cajazeiras, no Sertão paraibano, seja concluída em até oito meses .

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.