Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Vídeo de ‘fantasma’ em prédio público de JP é falso

31Um vídeo que registra supostos movimentos estranhos em um prédio público de João Pessoa durante a madrugada tem sido divulgado em redes sociais desde a noite dessa quarta-feira (15). Porém, basta uma rápida análise para constatar que as imagens sofreram manipulações. Veja o vídeo abaixo.

O vídeo em questão insinua atividades paranormais em duas ocasiões. Primeiramente, uma porta é aberta de maneira abrupta sem intervenção humana. Em seguida, o monitor de um computador aparece ligando também sem auxílio de nenhuma pessoa.

Porém, após as imagens serem analisadas pela equipe de produção audiovisual do Portal Correio foi constatado que houve edição no intuito de assustar os internautas.

O primeiro ponto a ser questionado é que o cronômetro que marca o horário das imagens foi cortado, o que pode indicar manipulação. Todavia, a edição fica clara quando a partir do minuto 0:15, a contagem do tempo é revelada, e é possível observar que o cronômetro pula de 0:33 para 0:40. Além disso, no momento em que o monitor liga supostamente com ajuda de uma força ‘sobrenatural’, é possível perceber um recurso de edição para embaçar a parte de baixo do plano, assim como o cronômetro. Veja o vídeo abaixo.

Por fim, o movimento da porta sendo fechada é questionável, visto que não apresenta movimento de transição. Ela aparece aberta, e no frame seguinte, fechada. Esse aspecto também pode revelar que houve fraude nas imagens.

O Portal Correio é comprometido com a verdade e repudia qualquer tipo de disseminação de informações falsas. O Projeto de Lei (PL) 473/2017 que tramita no Congresso Nacional prevê detenção e multa para quem divulga notícias falsas, as chamadas ‘fake news’.

A população pode manifestar apoio ao PL através deste link: Consulta pública sobre PL 473/2017.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.