Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

SUS oferece novo medicamento e exame contra doença degenerativa

Os pacientes que sofrem de  (DMRI) ganharam dois novos procedimentos para tratamento da doença: o medicamento antigiogênico e o exame de tomografia de coerência óptica.

Leia também: Mais Médicos: brasileiros devem se apresentar a partir desta segunda-feira

Para diagnóstico e tratamento da degeneração macular, o SUS já ofertava o exame de mapeamento de retina, que auxilia na identificação da DMRI. O paciente também conta com o procedimento de fotocoagulação à laser.

Os novos procedimentos foram incorporados ao Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Ministério da Saúde. As duas incorporações são importantes, tanto para detectar precocemente a doença quanto para tratar os casos já confirmados, estabilizando a evolução da DMRI.

Os dois novos procedimentos são para atender pacientes a partir dos 60 anos e deverão ser realizados conforme Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) do Ministério da Saúde.

O medicamento antigiogênico para tratamento de Degeneração Macular é injetável e pode ser feito em um ou nos dois olhos, com intervalo mínimo de 15 dias entre um olho e outro.

Já a tomografia de coerência óptica é um exame oftalmológico não invasivo para diagnóstico da doença nos dois olhos. O exame visa detectar sinais microscópicos de alterações precoces da retina.

A Degeneração Macular Relacionada à Idade é uma doença degenerativa e progressiva que acomete a área central da retina (mácula), na qual as imagens são formadas, levando invariavelmente à perda da visão central. O principal fator de risco para a DMRI é o aumento da idade. Pode ser classificada como seca, responsável pela maior parte dos casos (85%-90%), ou úmida (10%-15%).

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.