Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Ano Cultural Augusto dos Anjos ? lan?ado nas escolas da rede estadual nesta segunda

A Secretaria de Educação da Educação lança às 9h desta segunda-feira (4), no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, a terceira edição do Ano Cultural Augusto dos Anjos. Na ocasião, o professor Arturo Gouveia, também da UFPB, vai proferir a palestra “Augusto dos Anjos Pensador e a Subjetividade em sua Poesia”. Também será lançado o Concurso de Poesia para alunos e professores e entregues os livretos com o Roteiro de Atividades para as Escolas da Rede Estadual de Ensino.

Leia mais Notícias no Portal Correio

O projeto tem por objetivo promover e ampliar o conhecimento sobre a vida do poeta paraibano Augusto dos Anjos e a sua única obra, o livro “Eu”. Até o final de 2014 uma vasta programação acontecerá nas salas de aula da rede estadual de ensino e em espaços que fazem lembrar a vida e a obra de Augusto dos Anjos. As inscrições podem ser feitas pelo site.

Sob tema livre, o concurso envolverá duas categorias, todos os alunos e o grupo magistério da rede estadual de ensino. Na categoria aluno, cada escola escolherá a melhor poesia que enviará para a respectiva gerência regional de ensino (GRE). Por sua vez, as gerências elegerão a melhor em quatro subcategorias (Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA).

Na categoria Grupo Magistério, cada gerência escolherá a melhor poesia. Ao total, dez prêmios serão entregues para as melhores produções, que integrarão uma coletânea a ser lançada no final do ano letivo pelo Governo da Paraíba.

Gincana Cultural

Terá como tema a vida e a obra do poeta. Os alunos terão como base de preparação e acompanhamento para suas atividades o seguinte material de estudo: o livro “Eu e outras poesias”, o álbum de desenhos “Vida e Poesia de Augusto dos Anjospara crianças, jovens e adultos” e o roteiro de atividades para as escolas da rede.

O objetivo da gincana é promover a integração entre alunos, profissionais da educação, pais e representantes da comunidade, desenvolvendo a imaginação criadora e o espírito de liderança e motivação dos participantes.

Oficinas de Cultura

Serão realizadas oficinas literárias e ministrados laboratórios de criação para alunos com a participação de escritores-professores convidados com o objetivo de despertar a atenção para a redação criativa e estimular a produção de textos literários. Haverá também aulas-espetáculo que serão mediadas por professores com a colaboração de mestres de arte e cultura, resultantes de temáticas abordadas nas oficinas.

A Roda da Paz é outra proposta apresentada no roteiro de atividades, com debates sobre temas cotidianos da comunidade escolar, considerando reflexões sobre a urgência de implantar a cultura da paz, com produção de paródias, músicas e danças. As artes visuais serão outro tipo de atividade desse eixo, retratando de maneira criativa tudo aquilo sentido pelos olhos e representado pelo visual.

Mostras Artístico-culturais

Os estudantes poderão expor suas atividades na própria escola e, se selecionadas, expostas na mostra promovida pelas gerências. Também acontecerá o Festival de Aprendizagem, que será realizado em espaços públicos de seis municípios (João Pessoa, Sapé, Cajazeiras, Itaporanga, Itabaiana e Guarabira), constituído de práticas exitosas e experiências culturais produzidas pela comunidade do entorno da escola sobre Augusto dos Anjos.

Plantando sementes de tamarindo

O objetivo é estimular o plantio de sementes ou mudas de tamarindo nas escolas e praças públicas das cidades, com a participação de alunos, profissionais do magistério e pessoas da comunidade, como forma de homenagear a árvore que foi fonte de inspiração para o poeta.

Visitando o universo de Augusto

A atividade busca promover o intercâmbio cultural entre os alunos das 14 gerências por meio de passeios educativos, acompanhados por professores e monitores a lugares que fazem parte do universo do poeta, como o Museu Augusto dos Anjos e o Memorial da Academia Paraibana de Letras.

As atividades se estenderão por todo este ano, conforme o calendário abaixo:

10 de agosto a 10 de setembro – Período de inscrição do Festival de Aprendizagens

Julho a setembro de 2014 – Desenvolvimento dos projetos baseados nos eixos e atividades relacionadas ao Ano Cultural Augusto dos Anjos nas escolas

Julho a agosto –- Inscrição para Concurso de Poesia

23 a 26 de setembro – Realização da culminância dos projetos nas escolas

20 a 24 de outubro – Encaminhamento dos projetos que integrarão as Mostras Culturais para as GREs

27 a 30 de outubro – Encaminhamento dos projetos pelas GREs para a SEE/PB

31 de outubro – Mostras artístico-culturais nas GREs

11 de novembro – Festival de Aprendizagem em João Pessoa

13 de novembro – Festival de Aprendizagem em Sapé

18 de novembro – Festival de Aprendizagem em Itabaiana

20 de novembro – Festival de Aprendizagem em Guarabira

25 de novembro – Festival de Aprendizagem em Itaporanga

26 de novembro – Festival de Aprendizagem em Cajazeiras

Dezembro – Premiação do Concurso de Poesia

A escolha de Augusto dos Anjos, o Poeta do Eu

A escolha deve-se à comemoração dos 130 anos do nascimento e à memória do centenário da morte do poeta, levando em consideração a importância da sua produção poética para o conjunto da poesia brasileira.

Augusto dos Anjos nasceu em Sapé, no Engenho Pau d´Arco, onde iniciou sua vida de estudante em uma escola estadual. Foi no Liceu Paraibano que ele concluiu o ensino médio. Cursou a Faculdade de Direito do Recife, mas não enveredou pelas atividades jurídicas, preferiu o magistério, com aulas particulares, como professor do Liceu Paraibano e de algumas escolas do Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde exerceu o cargo de diretor.

Sua poesia impressionava pela erudição e pelo tom triste e melancólico dos poemas. O poeta teve dificuldade para publicar seu único livro, com título inusitado, “Eu”, conseguindo em 1912. Morreu aos 30 anos, em decorrência de uma pneumonia, em Minas Gerais, sem poder acompanhar o sucesso da sua produção poética, que veio a ser entendida e reconhecida.

Em 1920, o amigo Orris Soares organizou e publicou, na Paraíba, a segunda edição do “Eu (Poesias Completas)”. O sucesso editorial veio com a terceira edição, pela Livraria Castilha, Rio de Janeiro, “Eu e outras poesias”, seguida por inúmeras edições, que continuam a divulgar a vida e a obra desse autor escolhido como o paraibano do século XX.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.