Moeda: Clima: Marés:
Início Economia

Ar-condicionado caseiro: entenda os riscos!

Especialista do Unipê indica como amenizar o calor para quem não pode ter um ar-condicionado convencional

O calor extremo que a população brasileira vem enfrentando nos últimos dias tem feito muita gente buscar um ar-condicionado. O equipamento foi, segundo um recente levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o item mais buscado no e-commerce: houve um aumento em 177% nos últimos 30 dias. O aluguel do aparelho é outra possibilidade cogitada pelas pessoas. Mas, sem boas condições financeiras, tem gente aderindo a um processo de manufatura para ter um ar-condicionado caseiro em casa – e que traz riscos à vida.

Trata-se de um método espalhado via internet: em cima de uma caixa de isopor com gelo dentro, põe-se um ventilador; ao aparelho, são acopladas (atrás e à frente) garrafas pet coladas pelo bico em mangueiras sanfonadas que se conectam a orifícios feitos na caixa de isopor. A ideia é resfriar a corrente de ar criada pelo ventilador, que apenas circula o ar presente quando ligado. Portanto, num calor intenso, o vento gerado é quente.

“A alternativa apresentada no vídeo apresenta alguns riscos devido à falta de isolação necessária entre a caixa de isopor e o ventilador, o qual possui equipamentos eletrônicos e também é conectado à energia elétrica. Sendo assim, se por acaso partículas de água forem transportadas para o equipamento, isso pode queimá-lo e até causar risco de incêndio ao entrar em contato com a rede elétrica”, salienta a engenheira eletricista Mariana Rodrigues Villarim.

A especialista diz que as soluções que envolvem o contato da eletricidade com água geralmente apresentam perigo. “Se não tiver certeza da segurança e da proteção elétrica da ideia que você teve, melhor evitar e pesquisar algumas soluções mais indicadas e seguras”, recomenda Mariana, que é professora mestra do curso de Engenharia Elétrica do Unipê.

Como amenizar o calor sem ter ar-condicionado?

É importante, primeiramente, que a pessoa se mantenha hidratada para evitar riscos à saúde por desidratação devido ao calor excessivo. Mas, uma técnica já antiga e conhecida de muita gente é colocar uma bacia com água gelada e gelo em frente e à uma distância segura do ventilador, a fim de que o ar fique refrescante.

“Essa é uma opção bem mais segura do que a do vídeo, visto que a bacia de gelo não estaria em contato direto com o sistema elétrico do ventilador. Outra opção é colocar garrafas pets com água gelada na frente e ficar repondo. Uma dica importante é colocar uma toalha embaixo da bacia ou das garrafas para que, ao esquentar gradativamente, a água não se espalhe pelo ambiente e chegue ao ventilador”, sugere Mariana.

A especialista elenca algumas dicas caseiras para aguentar o calor. Confira!

– Faça grandes blocos de gelo! Use panelas para auxiliar e faça blocos de gelo gigantes. Coloque esses blocos na frente do seu ventilador e ele irá soprar um ar mais fresco até você.

– Espalhe toalhas molhadas e bacias de água pelo ambiente para ajudar a umedecer o ar seco.

– Desconecte os aparelhos eletrônicos. Essa deve ser a dica mais difícil de ser seguida nos dias de hoje, mas os aparelhos eletrônicos, como a televisão, liberam calor, então o ideal é desligá-los, assim você vai conseguir diminuir o calor liberado no ambiente.

Você se interessa por engenharia elétrica?

O profissional dessa área controla o processo de geração, transmissão e manutenção de energia. Além disso, projeta sistemas residenciais, industriais, comerciais e de processamento da informação na forma de sinais digitais e analógicos. Saiba mais sobre o curso de Engenharia Elétrica do Unipê!

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.