Moeda: Clima: Marés:
Início Música

Chorinho é declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, segundo Iphan

Essa forma de arte, originada em torno de 1870, destaca-se por sua riqueza e influência, enriquecida por talentos como Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha
Clube do Choro da Paraíba (Foto: Andrea Gisele/Divulgação)

Na última quinta-feira (29), o Choro, expressão musical brasileira, foi oficialmente reconhecido como o 53º Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), após deliberação unânime dos 22 conselheiros em reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

Este gênero musical, originado por volta de 1870 com a composição “Flor Amorosa” de Joaquim Callado no Rio de Janeiro, foi enriquecido ao longo dos anos por talentos como Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha.

Diferentemente do patrimônio material, o patrimônio imaterial não se refere a objetos ou locais físicos, mas sim aos conhecimentos culturais transmitidos de geração em geração, fundamentais para a construção da identidade cultural de uma sociedade.

Clube do Choro em João Pessoa

O Clube do Choro teve início na década de 80, no ano de 1985 e foi um dos primeiros grupos a tocar no palco do Sabadinho Bom, evento promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope) e que acontece todos os sábados na na Praça Rio Branco, no Centro Histórico da cidade.

A banda é composta por Nicinha no vocal, Barroso também no vocal, Juarez no cavaquinho, João Maria no violão de 7 cordas, Tereza no trombone, Cristiane no afoxé, Paulo Roberto no surdo e Francimar no pandeiro.

Receba todas as notícias do Portal Correio no WhatsApp

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.