Moeda: Clima: Marés:
Início Saúde

Comida de hospital pode ser nutritiva e gostosa, diz especialista

Equipes de nutrição hospitalar trabalham para aliar saúde e sabor e entregar pratos cheios de qualidade para os pacientes
Comida hospital
(Foto: Imagem ilustrativa/Freepik)

Os cuidados para quem fica internado em um hospital não se restringem ao atendimento médico. A atenção voltada ao paciente também ocorre na alimentação. Para isso, as equipes de nutrição hospitalar trabalham para aliar saúde e sabor e entregar pratos cheios de qualidade para os pacientes.

O coordenador de nutrição e produção da Unimed João Pessoa, Felipe Campos, explica que é natural achar que comida de hospital é sem graça porque, há muitos anos, grande parte dos hospitais não contava com equipes preparadas para desenvolver pratos gostosos e nutritivos.

A Unimed João Pessoa, que possui em sua rede dois hospitais próprios (Hospital Alberto Urquiza Wanderley e Hospital Pediátrico), tem investido em melhorias nessa área. Recentemente, a área de nutrição passou por uma mudança com a finalidade de garantir uma melhor experiência aos pacientes, acompanhantes e corpo clínico.

A proposta é de uma gastronomia diferenciada, com atendimento personalizado. “Estamos implantando, por exemplo, a gastronomia hospitalar, que faz com que a comida nutritiva servida no hospital seja, também, atrativa para olhos e boca”, explica Felipe Campos.

Ele informa que também foi adotado o “comfort food” na alimentação dos pacientes. “Comfort food é um conceito utilizado para descrever os pratos preparados com alimentos de valor sentimental para quem vai comer. Isso faz com que nossos pacientes sintam gosto de comida caseira nos nossos pratos”, conta.

Adequação nutricional

Além disso, no serviço de nutrição hospitalar da Unimed João Pessoa, os pratos são pensados de acordo com as necessidades de cada paciente. Embora os alimentos sejam oferecidos de maneira padronizada, o nutricionista clínico é responsável por visitar o paciente e realizar os ajustes necessários na dieta.

Cabe à equipe da nutrição clínica avaliar as necessidades nutricionais do paciente, prescrever sua dieta e acompanhar a aceitação. Isso garante que cada pessoa tenha direito a uma dieta pensada individualmente.

Palavras Chave

Saúde
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.