|
domingo, 17 março 2019
- Advertisement -
- Advertisement -
Início Tags Contra Sarampo e Polio

Mais artigos sobre

Contra Sarampo e Polio

- Advertisement -

Notícias mais lidas

video

Madrugada de chuvas e trovões em JP assusta e vira meme

A madrugada desta quinta-feira (14) foi chuvosa em João Pessoa e teve muita gente que acordou assustada com os relâmpagos acompanhados de fortes trovoadas por volta das 5h. O vídeo acima compartilhado pelo diretor técnico do Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) na Paraíba, Marcelo Zurita, mostra as luzes no céu. A chuva forte e repentina, de apenas 5 milímetros de pluviometria, repercutiu na internet e além de comentários, rendeu alguns memes e ainda causou uma queda de energia que afetou consumidores de dois bairros da Capital. [caption id="attachment_135699" align="aligncenter" width="1182"]Chuvas Assunto foi alvo de memes na internet (Foto: Reprodução/Instagram/@hipsterpessoenseoficial)[/caption] No Twitter, moradores de vários bairros da Capital foram à rede social, onde comentaram o susto que tiveram com os trovões da madrugada. Internautas de outras cidades do Nordeste também descreveram relatos. [caption id="attachment_135700" align="aligncenter" width="540"]Chuvas No Twitter, internautas comentaram sobre o susto que tiveram com os trovões e relâmpagos (Foto: Reprodução/Twitter)[/caption]

Queda de energia

Por volta das 5h desta quinta-feira (14), um transformador queimou por causa das chuvas e deixou sem luz os moradores dos bairros de Grotão e Funcionários, na Zona Sul de João Pessoa, afetando 2,8 mil unidades consumidoras. De acordo com a Energisa, o equipamento foi substituído e o abastecimento foi totalmente normalizado.

Previsão do tempo

Conforme a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre a região Nordeste, (principal sistema gerador de chuvas no setor norte do Nordeste nesta época do ano), mantém o tempo instável e favorável à ocorrência de chuvas localizadas sobre o estado da Paraíba. "No decorrer do dia, dependendo do deslocamento e intensificação dos aglomerados de nebulosidade, poderá favorecer a ocorrência de chuvas significativas em áreas localizadas do Litoral e adjacências. Nas demais áreas do estado, continua previsão de pancadas de chuva isolada entre os períodos da tarde e noite", informa a Aesa.
video

Mike Deodato fala sobre saída da Marvel e novo projeto

Um casamento de mais de duas décadas vai chegando ao fim. Após 24 anos, o desenhista paraibano Mike Deodato Jr. se despede da Marvel. A data para a separação será o dia 14 de junho deste ano. Porém, diferente de outros rompimentos, esse não foi traumático. Foi algo pensado, discutido e acordado. A ideia partiu do próprio Mike, que sentia a necessidade de voar por outros ares. E o artista já tem um novo parceiro. Trata-se do roteirista canadense Jeff Lemire. A união, inclusive, já gerou um novo filho. Trata-se de Berserker Unbound, que será lançado em agosto nos Estados Unidos. Mike recebeu a reportagem do CORREIO em casa e bateu um papo sobre a carreira, a decisão de deixar uma das editoras de quadrinhos mais importantes do planeta, a relação com o pai, o também desenhista Deodato Borges, e também o que espera da nova empreitada. Segundo Mike, apesar de ter sido algo pensado, a saída da Marvel, também conhecida como ‘Casa das Ideias’, é algo que o deixa um pouco triste. “Eu fiz muita amizade lá dentro. Tive muita oferta para sair de lá, mas eu quis continuar porque eu me sentia bem. Só que é um negocio que eu preciso fazer. É um negocio que não dá para você segurar. É ruim, mas estou bem animado, pilhado”, disse.

Presente de despedida

Prestes a completar 56 anos, Mike afirmou que a decisão foi tomada e comunicada ainda no ano passado. Ele disse que se antecipou à proposta de renovação de contrato e avisou à editora que a saída já era algo que estava certo em mente. A forma como foi tratada a questão foi muito bem recebida pela Marvel, que decidiu presentea-lo em seu último trabalho nessa passagem por lá. “Eu estou trabalhando em Savage Avengers, que terá o primeiro número em maio. Eu já estou terminando o número 3. Vai ser meu último trabalho com a Marvel e foi um presente que eles me deram", explicou. Segundo Mike, os editores perguntaram o que ele queria fazer. A ideia inicial era fazer Conan, mas por questões de logística, ele acabou sendo agraciado com outro projeto. "As equipes já estavam formadas. Aí eu falei para eles: 'Já que Conan eu não posso fazer, poderia fazer...', aí saí dizendo os personagens”, disse o desenhista. E por não poder fazer Conan, veio o Savage Avengers — equipe que vai incluir justamente Conan. “Então eles criaram essa revista exatamente para mim, que tem Conan, Justiceiro, Elektra... Todos os personagens que eu tinha citado, eles colocaram lá dentro. É uma chance de eu me despedir desses personagens. Alguns já faz tempo que eu não desenho, então vou revisita-los agora com meu novo traço. É meio que uma despedida. Achei bem legal”.

‘Eu quis fazer um bárbaro’

Com a saída agendada, Mike já tem outro projeto pronto para ser publicado em agosto. Trata-se do título Berserker Unbound, com roteiro de Jeff Lemire. A obra trata de um bárbaro que após se ferir gravemente em uma batalha em seu mundo, encontra um portal e termina vindo para a nossa dimensão. Aqui, ele encontra um morador de rua e começam uma amizade, que será o fio condutor para a história. Mike prometeu batalhas jamais vistas nos quadrinhos, atreladas a um roteiro cativante do parceiro. No Brasil, o trabalho só deverá ser publicado no início de 2020, pela Editora Mino. “De Lemire já sabe o que pode esperar. Com personagens humanos, o pessoal vai se cativar com ele, vai se apaixonar. De mim, é porrada (risos). Como é meu, eu não me preocupo com nada. As cenas de batalhas são o que eu imaginava. Um cara contra um exército de outros bárbaros e ele lá no meio. Eu duvido que vocês vejam em algum outro lugar uma cena de batalha tão danada, para não dizer outra coisa (risos)”, falou. O trabalho terá ainda a colaboração de Frank Martin, colorista que trabalhou com Mike na Marvel. Segundo o paraibano, a sua única participação no roteiro foi dizer que queria que a história se passasse com um bárbaro. “Para poder transformar essa leseira de briga, de bárbaro, entra Jeff [Lemire], que ele se pegar uma bula de remédio consegue transformar em algo chocante. Então ele pegou essa minha vontade de fazer bárbaro e transformou em um negócio mais voltado para amizade, conexões. O roteiro é dele, eu só disse que queria um bárbaro”, explicou. Mike adiantou ainda que já tem outros projetos em mente, inclusive possíveis continuações do Berserker. Porém, ele não pode divulgar detalhes. “Berserker vai ser bom demais, vocês vão ver. Mas não para por aí não, já tenho outros projetos que não posso falar, mas já estão engatilhados assim que eu tiver dedicação total”.

Filho do Flama

O ditado costuma dizer que “filho de peixe, peixinho é”. E parece que Mike Deodato Jr. levou à risca. Filho de Deodato Borges, criador da radionovela e revista em quadrinhos 'As Aventuras do Flama', Mike leva na carreira a influência do pai. Deodato morreu em agosto de 2014 e até hoje Mike se emociona ao falar dele. “[Ele] Entra em tudo. Eu decidi ser desenhista vendo ele ser. Desenhando em casa, lendo ‘As aventuras do Flama’, ouvindo o programa com ele interpretando. A decisão de eu gostar de quadrinhos também foi influência dele, porque além dele ler, ele comprava muito. Painho foi tudo e eu agora consegui falar sem chorar. Até hoje é difícil. Mas hoje eu passei no teste”, finalizou.
video

Médico orienta sobre viroses: cuidados e tratamentos

Atchim! Um espirro pode ser algo bem comum, mas em época de meses chuvosos é preciso estar atento(a) aos sinais devido à presença das tão famosas viroses. Apesar do termo ser conhecido, ainda há dúvidas sobre o que, de fato, é a doença. Ao Portal Correio, o médico infectologista do Sistema de Saúde Hapvida de João Pessoa, Fernando Chagas, esclareceu alguns pontos sobre as viroses. Assista a entrevista acima. Segundo o infectologista, as viroses nada mais são do que doenças causadas por vírus e esses, por sua vez, manifestam sinais e sintomas. O especialista explica também que os meses chuvosos, como março, abril, maio e junho, proporcionam maior aglomeração de pessoas em espaços fechados e quanto mais gente em um determinado local, maior a probabilidade de transmissão de vírus, que tanto pode ocorrer por vias respiratórias quanto pelo toque.

Sintomas

Entre as principais viroses estão as que costumam provocar dores de cabeça, febre entre 38.5 e 39 graus, dores no corpo, articulações e, em alguns casos, também causam manchas na pele. Já os vírus respiratórios causam coriza, tosse secreção e, às vezes, garganta inflamada. “Dependendo do vírus a cura ocorre com o tempo e medidas são tomadas apenas para amenizar o sofrimento. Por exemplo, está com dor de cabeça, toma remédio; está com coriza, lava a narina”, esclarece o especialista.

Prevenção

O infectologista Fernando Chagas explica que é possível prevenir a virose de formas simples. “É importante em época de chuvas evitar lugares aglomerados, sempre lavar bem as mãos, buscar não colocar as mãos nos olhos e bocas quando estiver andando pelas ruas. Outra forma para prevenir as viroses é o cuidado ao manusear o menu dos restaurantes, já que é algo que transita pela mão de muitas pessoas”, diz. O especialista lembra também sobre a importância da higienização dos aparelhos celulares como mais uma forma de se evitar as viroses. “É sempre bom lavar a capinha do celular com água e sabão pelo menos uma vez na semana, e também passar um pouco de álcool 70% na tela. São medidas simples, mas que provocam um grande impacto positivo quando essas atitudes são colocadas em prática”.

Incidência

O especialista ressalta ainda que os grupos de pessoas mais acometidas pelas viroses são as crianças e os idosos. Já os jovens costumam ser mais acometidos pelos vírus que atacam as vias respiratórias. O médico aproveita para lembrar que virose é um universo. "Existem vírus mais perigosos e que não há cura, como os vírus transmitidos sexualmente, a exemplo do HIV e Hepatite B. Os vírus que tratamos também podem possuir um quadro clínico mais grave, como meningites virais, nesse caso, há o tratamento. Porém, é preciso estar atento aos sintomas que surgem e, assim, poder passar por uma avaliação especializada”, conclui.
video

Van Gogh é destaque em ‘No Portal da Eternidade’; veja estreias

Um homem incompreendido e atormentado. Considerado por muitos, um dos maiores pintores de todos os tempos. Vicent Van Gogh, que morreu em 1890, aos 37 anos, ainda desperta curiosidade até hoje. Seja por suas obras encantadoras ou por sua vida conturbada. E sua história vira mais uma vez filme. Desta vez, com “No Portal da Eternidade”, que estréia nesta quinta (14) nos cinemas. Veja o trailer acima. O filme traz os últimos anos de vida de Van Gogh, quando o pintor decidiu se mudar para a cidade de Arles, no Sul da França, em 1988. No local, o pintor entra em uma das fases mais conturbadas da carreira. Quem dá vida ao pintor é o ator norte-americano Willem Defoe. A atuação dele é um destaque a parte e o rendeu o prêmio de melhor ator no Festival de Veneza e a nomeação para o Oscar e o Globo de Ouro. Para o crítico Renato Furtado, do site Adoro Cinema, a atuação de Defoe “é de pura maestria”. “Ao passo em que a montagem ocasionalmente dá um passo atrás, nos arrancando da contemplação da beleza do mundo para nos lançar novamente em meio ao turbilhão da realidade, é Dafoe — que aprendeu a pintar como van Gogh — o fio condutor da narrativa. São seus olhares perdidos e sorrisos ternos que traduzem o desespero e as alegrias de um homem cuja vida é perturbada por demônios internos”, escreveu. Defoe é o segundo ator a ser nomeado ao Oscar para o prêmio de Melhor Ator por interpretar Van Gogh. O primeiro havia sido Kirk Douglas, por ‘Sede de Viver’, em 1956. Em entrevista ao jornal britânico ‘The Guardian’, Dafoe afirmou conhecer uma nova faceta do polêmico pintor holandês. “Uma das coisas que mudou para mim ao fazer este filme foi a parte alegre dele que não vemos. Ele geralmente é retratado como o garoto propaganda dos artistas atormentados, mas eu definitivamente diria que ele é um personagem esperançoso”, disse. O diretor do filme é o também norte-americano Julian Schnabel,que também dirigiu o renomado ‘O Escafandro e a Borboleta’. Curiosamente, ele também é um pintor. Para o crítico Aléxis Perri, do Observatório do Cinema, Schnabel foi “capaz de exprimir uma ótica clara do pintor van Gogh, e ainda o fez com inventividade e delicadeza”. “Com a câmera, Schnabel “abusa” dos close-ups, praticamente com todo o seu elenco, o que já mostra boa percepção do autor em cima do texto para o filme, de modo que o Vincent van Gogh de Schnabel é a versão mais sofredora e desolada na solidão do grande pintor”, analisou. O filme ainda traz no elenco os atores Rupert Friend, interpretando Theo Van Gogh, irmão do pintor; Oscar Isaac, como Paul Gauguin, pintor e amigo de Van Gogh e Mathieu Almaric, como Dr. Paul Gachet, médico do pintor holandês, homenageado em uma de suas obras.

Sobre Van Gogh

Van Gogh nasceu em março de 1853 na vila Brabante de Zundert, no sul da Holanda. Morreu aos 37 anos é em 1890. Filho de uma família com cinco irmãos, Vicent teve um deles (Theo) como o grande amigo em toda a vida. Vida e carreira dele foram conturbadas e marcadas por problemas, principalmente relacionados à saúde mental. Até hoje, não se sabe ao certo quais enfermidades Van Gogh tinha. A carreira dele como pintor começou apenas aos 27 anos, mas apesar do curto período, ele produziu mais de 900 obras. Porém, o trabalho e talento não foram reconhecidos em vida. Van Gogh só vendeu um quadro enquanto estava vivo: o The Red Vineyard (‘Vinhedo Vermelho’). A obra foi vendida pouco tempo antes da morte pelo valor de 400 francos. Um século depois, a obra mais cara foi vendida pelo preço de US$ 148,6 milhões. Um dos quadros mais famosos, o ‘Noite Estrelada’, teria sido pintado enquanto Van Gogh estava internado em um manicômio na cidade de Saint-Remy-de-Provence, na França, em 1988. Hoje, o quadro faz parte da exposição permanente Metropolitan Museum of Art (MET) de Nova York.

Outras estreias

‘O Parque dos sonhos’

O novo filme da Paramount Pictures conta a história da jovem otimista e sonhadora June que encontra escondido na floresta um parque de diversões chamado Wonderland, que é cheio de passeios e animais que falam. O único problema é que o parque está confuso e desorganizado. June logo descobre que o parque veio de sua imaginação e que ela é a única que pode deixar o lugar mágico de novo. https://www.youtube.com/watch?v=SNy8kjbmJxQ

‘Suprema’

Neste drama, a atriz Felicity Jones interpreta Ruth Bader Ginsburg , que se formou em direito nas instituições mais prestigiosas do país: Harvard e Columbia, sempre como primeira aluna de sua turma. Mesmo assim, ela enfrenta o machismo dos anos 1950 e 1960 quando tenta encontrar emprego, sendo recusada pelos principais escritórios de advocacia. Na função de professora, ela se especializou em direito relacionado ao gênero, decidindo atacar o Estado norte-americano para derrubar centenas de leis que permitem a discriminação às mulheres. https://www.youtube.com/watch?v=FaKL-uN4MiI

‘Maligno’

O terror estrelado por Taylor Schilling e Jackson Robert Scott trata sobre a mudança repentina do comportamento do jovem Miles. Sua mãe, Sarah, começa uma investigação por conta própria para entender o que está acontecendo. Mas o que ela descobre é que alguma espécie de força sobrenatural está agindo sobre ele. https://www.youtube.com/watch?v=wdydlntnBo8

‘Vingança a Sangue Frio’

Nesta ação, protagonizada por Liam Neeson, Nels , um tranquilo homem de família, trabalha como motorista de um removedor de neve e vê seu mundo virado de cabeça para baixo quando seu filho é morto por um poderoso traficante de drogas. https://www.youtube.com/watch?v=_Q5Z3hxV2eg

‘Sueño Florianópolis’

Pedro (Gustavo Garzón) e Lucrécia (Mercedes Morán), separados após 22 anos de casamento, decidem viajar de férias com seus dois filhos adolescentes rumo ao litoral Sul do Brasil. Motivados pelo câmbio favorável, caem na estrada em um Renault 12, sem ar-condicionado, e viajam 1.750 km até Florianópolis (Santa Catarina). Juntos, porém separados, conhecem Marco (Marco Ricca) e Larissa (Andrea Beltrão). Pouco a pouco vão descobrindo qual é o sonho de cada um. https://www.youtube.com/watch?v=EdTAz5ABXTc

‘O Caso do Homem Errado’

Documentário brasileiro que conta a história do jovem operário negro Júlio César de Melo Pinto, que foi executado pela Brigada Militar, nos anos 1980, em Porto Alegre. O crime ganhou notoriedade após a imprensa divulgar fotos de Júlio sendo colocado com vida na viatura e chegar, 37 minutos depois, morto a tiros no hospital. https://www.youtube.com/watch?v=hawkVUcKbxw
- Advertisement -