Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

CPIs na Câmara da Capital

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Durval Ferreira (PP), foi notificado no final da tarde de terça-feira, pela Justiça, e tem dez dias para dizer aos vereadores se vai ou não instalar da CPI da Lagoa, cuja finalidade é investigar supostos desvios de recursos da ordem de R$ 10 milhões das obras, conforme acusam parlamentares de oposição, com base em um relatório da Controladoria Geral da União (CGU).

Durval confirmou a notificação e disse que terá condições de atender a determinação judicial, uma vez que a consultoria jurídica da Câmara está analisando quatro pedidos de CPI há quase um mês. Ao todo, uma CPI foi apresentada pela oposição e três foram sugeridas pela situação. Durval disse que sua decisão pode até sair antes do prazo final.

Enquanto o pedido oposicionista diz respeito às obras da Lagoa, os três pedidos oposicionistas sugerem investigações em três frentes. A primeira diz respeito a um convênio de cooperação técnica entre o Município de João Pessoa, a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec) e os Institutos Federais da Paraíba (IFPB) e do Ceará (IFCE).

O convênio de R$ 19 milhões foi celebrado pela Prefeitura em agasto de 2011. Na época, o prefeito era Luciano Agra e o chefe de Gabinete da Prefeitura era o hoje vereador Raoni Mendes. O convênio tinha por finalidade a implantação de um sistema de tecnologia da informação na gestão municipal.

A segunda frente sugere investigação da Desk Móveis Escolares e Produtos Plásticos LTDA. De acordo com o requerimento apresentado pelo vereador Dinho, vice-líder do prefeito, a Desk foi dispensada de uma licitação e ganhou o contrato com a Prefeitura de João Pessoa para fornecimento de equipamentos escolares.

O requerimento pede a investigação dos negócios da empresa com a Prefeitura entre os anos de 2008 e 2010, na gestão de Ricardo Coutinho. O terceiro pede que se investigue a Cagepa pelo lançamento de esgotos no rio Jaguaribe. A bancada de oposição teme que o pedido de CPI contra Luciano Cartaxo seja arquivado pelo fato de Durval Ferreira ser aliado do prefeito. (Adelson Barbosa dos Santos).

Torpedo

“Os profissionais criadores e captadores de eventos vêm colaborando para o desenvolvimento e a visibilidade da nossa produção local. João Pessoa se transformou em um polo gerador de eventos de negócio e referência em profissionais desse segmento”.

Do vereador Lucas de Brito sobre projeto que institui 30 de abril como o Dia do Profissional de Eventos em João Pessoa.

Serra Branca

O deputado estadual Frei Anastácio fez apelo na Assembleia Legislativa solicitando à Superintendência do Banco do Brasil na Paraíba a reabertura da agência bancária na cidade Serra Branca.

Correios

“A população de várias cidades do Cariri dependia daquela agência. Agora, só dispões das agências dos Correios e Telégrafos. Os aposentados chegam às filas de madrugada para conseguirem atendimento. Isso é uma humilhação”, disse o deputado.

Canoa furada

O deputado estadual Zé Paulo (PSB) foi procurado pelos moradores da comunidade “Usina Santa Rita”, que solicitaram a ajuda dele para resolver o problema da canoa usada para travessia do rio Paraíba.

Canoa nova

Diante da situação precária da canoa que eles estavam utilizando, cheia de vazamentos e com risco de afundar, Zé Paulo se sensibilizou com o problema e adquiriu com recursos próprios uma canoa nova e fez a doação para a comunidade.

Zigue-Zague

A união entre PT do B e PSB na cidade de Triunfo fortalec Joaquim Junior Gonçalo Feitosa, o Júnior Glória (PSB), atual presidente da Câmara, e pré-candidato a prefeito.

Júnior Glória afirmou que o município de Triunfo está totalmente abandonado e é preciso salvá-lo tirando o poder do atual grupo político-familiar que vem governando nos últimos 15 anos.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.