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Defeito deixa postes acesos 24h em JP e encarece conta mensal dos consumidores

Internautas denunciaram, através do WhatsApp do Portal Correio, (83) 9 9130-5078, que postes de iluminação pública de João Pessoa estão permanecendo ligados durante o dia. A situação estaria gerando um gasto de mais de R$ 15 por mês, ao bolso dos consumidores, por cada poste com defeito. A responsabilidade de manutenção e troca das lâmpadas é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

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Segundo os internautas, os postes ligados durante o dia foram flagrados no Centro da Capital, nas proximidades do Comando da Polícia Militar, e na subida para o viaduto Damásio Franca. Além desses locais, os bairros do Alto do Mateus, Jaguaribe, Cruz das Armas, Varadouro e Cristo também teriam postes defeituosos.

Embora não seja a responsável pelo serviço de iluminação pública da Capital, segundo a Energisa, os 73,5 mil postes de iluminação pública de João Pessoa são equipados com lâmpadas de vapor de sódio (com coloração amarelada), que consomem 75 quilowatt-hora (kWh) por mês, e lâmpadas de LED (com aspecto de luz branco), que consomem 45 kwh por mês.

De acordo com técnicos da Energisa, caso um poste funcione com uma lâmpada de vapor de sódio e não apresente defeito em um equipamento chamado fotocélula (um dispositivo que quando escurece aciona automaticamente o circuito elétrico e ascende à lâmpada do poste) terá um gasto mensal de R$ 13,14, caso fique 10 horas ligado por dia durante 30 dias.

Já o mesmo poste apresentando defeito na fotocélula passa a acarretar um gasto mensal de R$ 31,30, caso fique 24 horas ligado por dia durante um mês.

Defeito no poste reflete diretamente na conta

A reclamação feita pelos internautas reflete diretamente no bolso do consumidor. Na conta de energia, cerca de 4% é referente à contribuição do serviço de iluminação pública.

Por exemplo, em uma conta que tenha o valor de R$ 175,35, R$ 7,17 são referentes a taxa de iluminação pública, que é repassada da Energisa para a PMJP.

Seinfra justifica

Em contato com o Portal Correio, a Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) confirmou que os postes defeituosos estão com a fotocélula danificada e, por isso, permanecem acesos durante o dia. Ainda segundo a Seinfra, o órgão depende da ajuda da população para que possa identificar e trocar lâmpadas ou fotocélulas defeituosas.

“A Seinfra depende da ajuda da população informando o problema. Após informado, o problema é resolvido em até cinco dias úteis”, informou a Seinfra.

Para entrar em contato com a Seinfra e informar sobre postes com defeito, a população deve ligar para o número 0800 031 1530.

Segundo a Seinfra, esse serviço de atendimento funciona da 7h às 19h, só em dias úteis. No fim de semana, não há mais atendimento por conta da redução de gastos e de expediente da Prefeitura de João Pessoa.

 

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