Moeda: Clima: Marés:
Início Saúde

Desenvolvimento Social de Monteiro realiza Semana Municipal de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Secretaria de Desenvolvimento Social, está realizando uma programação voltada para este público

Através da Lei 13.798, de 3 de janeiro de 2019, foi instituída a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, voltada à mobilização da sociedade para a reflexão sobre o tema.

Neste sentido, a Prefeitura de Monteiro (PB), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, está realizando uma programação voltada para este público.

As atividades da programação tiveram início nessa segunda-feira (1º) e acontecem até esta sexta-feira (5), de forma remota nos Serviços de Convivência. Ações como visita institucional para identificar e traçar o perfil das adolescentes bem como planejar ações a partir da realidade das mesmas; e distribuição de cards informativos sobre a temática também fazem parte da Semana Municipal de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

“Temos tido uma preocupação com nossas crianças e adolescentes. Este é um trabalho diário realizado pela nossa equipe do Desenvolvimento Social, CRAS e CREAS. Contamos também com o apoio do Conselho Tutelar que fecha o círculo de cuidado. Esta semana é de suma importância para que possamos auxiliar nossas crianças e adolescentes neste sentido. A cada dia temos mais dados sobre a realidade de nossas crianças e isso fortalece o trabalho e garante o melhor para todas elas”, comentou a prefeita Anna Lorena.

Gravidez na adolescência

A gravidez na adolescência é apontada pelos profissionais de saúde, educação e áreas sociais como problema que aumenta com a diminuição da idade.3 A gravidez precoce induz a um ciclo vicioso de pobreza e baixa escolaridade.

No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8.069, de 1990, considera criança a pessoa até 12 anos de idade incompletos e define a adolescência como a faixa etária de 12 a 18 anos de idade (artigo 2o), e, em casos excepcionais e quando disposto na lei, o estatuto é aplicável até os 21 anos de idade

A adolescência é uma fase de mudanças rápidas e profundas no ciclo de vida, sendo considerada uma fase de transição entre a infância e a idade adulta. Segundo a OMS (2011) as inúmeras transformações tanto de cunho físico como psicológico podem se revelar nas mudanças biológicas, de aprendizagem, comportamentais, de descobertas, de interação, socialização e de inúmeros processos. Nessa fase de tantas mudanças uma gestação não planejada pode trazer complicações para o desenvolvimento futuro da pessoa, sendo de vital importância que essa realidade esteja em constante discussão e presente nas pautas de trabalho das equipes de referência.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.