Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Elefanta de mais de 2t quebra cerca e fica solta dentro de parque em João Pessoa

A elefanta Lady, de aproximadamente 40 anos e pesando mais de duas toneladas, deu um grande susto no final da tarde desta quarta-feira (23), no Parque Arruda Câmara, mais conhecido como ‘Bica’, em João Pessoa. Estressado, o animal destruiu parte da estrutura em que está abrigado e ficou solta andando pela vegetação.

Por medida preventiva, o parque zoobotânico foi fechado uma hora mais cedo. Uma área improvisada contendo cerca de 50 metros foi construída para abrigar a elefanta, enquanto os reparos fossem feitos no abrigo do animal.

A direção do parque nega que a destruição parcial do local foi provocada pelo estresse do animal, mas como uma forma de brincadeira, que é peculiar na espécie.

Doada por um circo europeu a Bica, o animal aguarda há dez meses um local apropriado para viver. A área que irá abrigá-la, dentro do Parque Zoobôtanico e que deveria ser entregue no final do mês de março, ainda está em construção. O espaço deverá ter mais de mil metros quadrados, além uma área de lazer com piscina.

Enquanto a área definitiva não fica pronta, a elefanta recebe todo acompanhamento das equipes de biólogos e médicos veterinários da PMJP. Quando chegou ao Parque, Lady passou por uma série de exames laboratoriais, tais como sangue, urina e fezes.

A equipe de médicos veterinários detectou um problema oftalmológico provocado pelo excesso de flashes, da época em que ela estava no Circo. Lady foi medicada e já aumentou 500 quilos com a dieta fornecida na Bica.

Lady recebe uma dieta balanceada, distribuída em cinco refeições diárias. São três refeições a base de frutas e duas refeições de capim. Além isso, três vezes por semana é ofertada uma ração concentrada de farelo de trigo e sal mineral.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Seman) divulgou alterou o planejamento dos prazos para conclusão do espaço definitivo do animal, conforme orientações da ONG norte-americana ‘Global Sanctuary for Elephants’.

“A ONG nos procurou e fez sugestões para oferecer o que há de melhor para Lady. As orientações, que acatamos, foram determinantes para que o projeto passasse por readequações e por isso mudamos os prazos”, explicou o secretário da Seman, Edilton Rodrigues.

Conforme a Seman, o espaço destinado a Lady segue em processo de construção, obedecendo todas as leis ambientais. O local contará com áreas para banhos de sol, sombra, ponto de fuga e ainda obstáculos, como troncos de madeira, para que ela possa se exercitar. O ambiente terá também um lago para banho e ambiente para cambiamento, onde o animal é colocado para que os tratadores façam a limpeza do recinto e realize os cuidados veterinários.

Segundo a Seman, o superintendente do Ibama na Paraíba, Ediberto Farias de Novaes, visitou as obras na Bica e afirma que está adequado às normas ambientais. “Estamos confiantes que o espaço construído será a melhor opção para Lady”, garante.

A Seman divulgou ainda que desde que chegou a Bica, Lady já aumentou 500 quilos com a dieta fornecida pelo Parque. Lady recebe diariamente uma alimentação balanceada por nutricionistas, distribuída em cinco refeições diárias, com cerca de 160 quilos de comida. São três refeições a base de frutas e duas refeições de capim. Além isso, três vezes por semana é ofertada uma ração concentrada de farelo de trigo e sal mineral. O animal também ingere água em grande quantidade.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.