Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Em 2014, taxa de homic?dios aumenta 250% em cidade do Brejo da Para?ba, atesta relat?rio

A taxa de homicídios na cidade de Solânea, no Agreste do estado a 130 km de João Pessoa, cresceu 250% no primeiro quadrimestre de 2014. Ao mesmo tempo, na cidade de João Pessoa, houve uma queda de 40%. Os dados obtidos pelo Portal Correio fazem parte do Relatório de Indicadores Criminais da Secretaria de Segurança Pública da Paraíba.

Os dados demonstram que, na comparação entre 2013 e 2014 nos quatro primeiros meses, os maiores aumentos das taxas de homicídio ocorreram, principalmente, nas cidades de Solânea (250%), Lagoa Seca (233%), Caaporã (150%) e Patos (90%), neste ano.

Conforme o levantamento feito pela Secretaria de Segurança estadual, em Solânea, sete pessoas foram mortas entre janeiro e abril deste ano. No mesmo período de 2013, foram registrados dois assassinatos na cidade de pouco mais de 26 mil habitantes, segundo o IBGE.

Na Capital do estado, os números são positivos. Os homicídios dolosos caíram continuamente no primeiro quadrimestre de 2014, onde 129 pessoas foram mortas. Entre janeiro e abril de 2013, as forças de segurança do estado registraram 214 Crimes Violentos Letais e Intencionais ( CVLI). Os dados mostram uma redução de 40%.

Além de João Pessoa, o relatório do 1º quadrimestre mostra queda do número de homicídios na cidade de Campina Grande (23%), Conde (21%), Cabedelo (57%) e São Bento ( 25%).

Dados existentes no relatório

Foto: dados existentes no relatório
Créditos: Portal Correio

Durante entrevista coletiva em abril deste ano, o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, disse que a redução mostra que o planejamento realizado pela Segurança Pública vem alcançando resultados.

“Estamos no caminho certo. A permanência dessa queda, que na verdade já se verifica desde o mês de dezembro de 2013, significa que passamos por um processo de consolidação de uma política de Segurança Pública e atesta eficiência dos órgãos policiais”, defendeu. Contudo ressaltou que a taxa atual de homicídios que é de 38 a cada 100 mil habitantes ainda é alta, apesar de também ter saído do patamar de 41 a cada 100 mil habitantes registrados em 2011.

Em reunião de monitoramento com gestores de Segurança Pública realizada em João Pessoa, no final de abril deste ano, o governador Ricardo Coutinho confirmou que o Estado registrou uma queda de 13,1% do número de crimes violentos letais intencionais (CVLI), em 2014. Nos primeiros quatro meses deste ano, foram registrados 469 assassinatos na Paraíba. Em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 540 homicídios.

 

Governador confirma redução dos homicídios

Foto: governador confirma redução dos homicídios
Créditos: Portal Correio

 

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.