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Mais de 80% dos empresários não pretendem abrir empregos

Uma pesquisa do Sebrae nacional identificou que 80,1% dos pequenos empresários não pretendem abrir novas vagas para contratação no fim deste o ano. O levantamento divulgado nesta quinta-feira (13) ouviu 5,8 mil empreendedores em todos os estados, incluindo a Paraíba.

Segundo a pesquisa, apenas 18,5% têm a intenção de fazer alguma contratação. Nesse universo, a maioria, 9,1%, planeja contratar de 2 a 3 funcionários, enquanto 7% dos ouvidos pretendem criar apenas uma vaga temporária e 1,5% têm intenção de oferecer de quatro a seis oportunidades de emprego.

Os demais, 0,6% e 0,3%, responderam que pretendem contratar, respectivamente, de 7 a 10 ou mais de 10 pessoas para as atividades de fim de ano. Já os empreendedores que não pretendem criar nenhuma vaga temporária em 2018 somam 80,1%.

A pesquisa do Sebrae também questionou os micro e pequenos empresários sobre a contratação de mão-de-obra. Conforme os dados, 52,2% afirmaram ter dificuldade para contratar profissionais qualificados, enquanto 25,8% responderam que não e outros 21,7% afirmaram não ter funcionários. A dificuldade, segundo os números, é maior na indústria (55%), seguida pelo setor de serviços (53%) e pelo comércio (50%).

Considerando os dados segmentados por região, a maior dificuldade é relatada pelos empresários do Nordeste (55%), seguidos pelos do Centro-Oeste (53%), Sul (52%), Norte (50%) e Sudeste (49%).

Vendas

Conforme o resultado, 30,4% dos empreendedores entrevistados disseram que estão otimistas com as vendas, esperando que elas sejam melhores que as do ano passado. Já para 38,1% dos ouvidos a expectativa é que o desempenho seja igual ao de 2017, enquanto 26,7% acreditam que terão, em termos de faturamento, um Natal pior que o do ano anterior.

Ao analisar os dados por setor, a pesquisa verificou maior otimismo entre os micro e pequenos empresários do comércio, uma vez que 33% dos entrevistados que atuam nesse segmento afirmaram esperar um Natal melhor que o de 2017. Já no setor de serviços, 30% dos participantes da pesquisa sinalizaram expectativas melhores em comparação ao ano passado, percentual que entre os entrevistados do setor industrial foi de 28%.

Para os três segmentos, 38% responderam que esperam apenas repetir o mesmo desempenho do ano anterior. Ainda nos resultados por segmento, 25% dos empreendedores do comércio, 28% da indústria e 28% do setor de serviços responderam que vislumbram um Natal com desempenho inferior a 2017.

Avaliação

Ao avaliar os dados, a analista técnica do Sebrae Paraíba, Marielza Rodriguez, destaca que, mesmo com as projeções relatadas pelos entrevistados, o aumento do fluxo de clientes é considerável nesta época do ano, o que deve motivar o empreendedor a tentar atrair os clientes para as compras de Natal.

“O período natalino é, sem dúvida, um momento muito propício para todos os micro e pequenos empreendimentos promoverem inovação em busca da melhoria de desempenho e de resultados. Considerando que o fluxo de clientes aumenta significativamente, tentar atrair o cliente com novidades e promoções é uma estratégia necessária”, pontuou.

A analista do Sebrae também destacou que, além do comércio, o momento também é bastante oportuno para quem atua no setor de serviços. “Cadeias produtivas como a da beleza e da gastronomia crescem, sobretudo, no final do ano, quando as pessoas estão mais focadas na aparência e nas festas”, completou.

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