Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Escola Viva Olho do Tempo apresenta espet?culo sobre o Rio Gramame, em JP

A Escola Viva Olho do Tempo apresenta nesta sexta-feira (11), no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, o espetáculo ‘Rio Gramame quer Viver’. A apresentação, terá inicio às 17h e tem entrada gratuita ao público de todas as idades.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

A organizadora do evento, Jania Paula, comentou que as crianças vão fazer uma apresentação em defesa ao Rio Gramame e que a apresentação é fruto de uma series de oficinas de dança, canto, percussão e teatro.

O espetáculo consiste em um composto de narrativas, memórias e patrimônio material e imaterial do Vale do Gramame. Além de fazer um alerta sobre a importância de preservar o Rio Gramame. O espetáculo será comandado por um narrador, que representa o próprio Rio Gramame, e será dividido em seis atos.

O grupo Deusas do Vale irá fazer uma apresentação de danças populares e orientais com a representação dos elementos da natureza: fogo (energia geradora), água (energia transformadora), terra (energia de concretização) e ar (energia de comunicação).

Logo após haverá a representação das antigas sociedades primitivas, os povos indígenas brasileiros, que através dos seus rituais e dança introduzem os elementos da cultura local, anunciando a terceira parte da apresentação que, utilizando os toques dos berimbaus, representa as sociedades negras, as tradicionais comunidades quilombolas, suas danças e seus tambores como peça primordial no seu cotidiano e influências na cultura local e brasileira.

O quarto ato é representado pelas lavadeiras e pescadores, personagens muito presentes no cotidiano do Vale do Gramame, que tem com o Rio a relação de toda a sua existência. Estes trazem nas cantigas de cirandas e cocos as histórias e personagens do Vale. O quinto ato é um alerta sobre a atual degradação e poluição do Rio Gramame e por meio da música as crianças expõem a necessidade de protegê-lo.

O último ato é a celebração composta pelos personagens históricos e místicos do Vale do Gramame, tendo sua performance recheada de danças e cânticos da cultura popular, a exemplo do coco de roda, ciranda e maracatu.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.