Moeda: Clima: Marés:

Escolha da profissão: como tomar essa decisão?

Especialista do Unipê fala sobre mudança de carreira e orientação profissional

Prestes a ser realizado no Brasil inteiro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costuma deixar alunas e alunos do país com bastante ansiedade. Afinal, além da prova, há o desejo de seguir uma profissão cursando o ensino superior. E mesmo com a proximidade do Enem, nesse momento há ainda quem esteja indeciso e sentindo pressão quanto a escolha do curso ideal. Então como lidar com esse período para tomar a melhor decisão?

A escolha profissional geralmente ocorre ainda na adolescência, considerada um período de significativas transformações biopsicossiciais. Nesse momento, então, é preciso que o estudante tenha bastante maturidade e apoio familiar e escolar, segundo a professora doutora Kay Francis Leal Vieira, do curso de Psicologia do Unipê.

“A pressão pela escolha de uma profissão é frequente e costuma ser influenciada por diversos fatores, como família, amigos, retorno financeiro, acesso ao curso, dentre outros. É importante que os jovens tenham um espaço para debates e reflexões acerca da escolha profissional tanto com sua família quanto na escola”, considera.

Contudo, a psicóloga lembra que a escolha de uma profissão pode ser reversível. “Apesar da importância de uma escolha assertiva e responsável é importante destacar que, uma vez iniciado um curso ou mesmo já ingressado em uma profissão, sempre há tempo para mudanças. A qualquer momento, caso não esteja satisfeito, pode-se e deve-se mudar de curso ou profissão, adequando aos seus interesses e preferências”, sugere.

Orientação profissional

Não é de hoje que as pessoas procuram psicólogos para ajuda-las na decisão sobre a carreira a se seguir. Esses profissionais podem fazer diversos testes que contribuem para a escolha ser mais assertiva. Antigamente conhecido popularmente como “teste vocacional”, esse processo, na verdade, é uma orientação profissional.

“Essa orientação é realizada pelo profissional psicólogo que vai utilizar não um, mas diversos testes psicológicos que investigaram diversos fatores relacionados a escolha profissional, como maturidade, interesses profissionais, características de personalidade, habilidades específicas, entre outros”, assinala a professora.

Assim, segundo Kay, nenhum teste feito de forma isolada, individualizada, consegue identificar os cursos ou as áreas que a pessoa se identifica. “É necessária a realização de um processo avaliativo feito por um psicólogo com experiência na área”, reforça.

Feira das Profissões – Fepro On 2022

Conhecer a matriz curricular do curso, as áreas de atuação e as oportunidades que a instituição escolhida trará para a formação são necessárias. Por isso, o Unipê realizará um evento para contribuir com a decisão da carreira: a Feira de Profissões On-line, Fepro On 2022, que ocorrerá no dia 20 de outubro gratuitamente.

A professora doutora Mariana de Brito, reitora do Unipê, fala que os interessados no evento terão apoio de uma equipe on-line especializada para suporte e esclarecimentos de eventuais dúvidas durante toda a experiência, que promoverá um tour virtual pela Instituição.

“Esse evento auxiliará os futuros alunos sobre a profissão que querem seguir, contextualizando sobre a vida universitária, trazendo a realidade do mundo do trabalho, o que as empresas vêm buscando com esses profissionais e o que se espera das carreiras do futuro”, conta Mariana. A Fepro 2022 contará com patrocínio inédito e uma programação especial com participação do Santander, Facebook (Meta), InfoJobs, Pravaler e o Monster, que trarão palestras de temas atuais e relevantes sobre o mundo do trabalho. Os participantes também concorrerão a bolsas de estudos por mérito de até 100% de desconto para ingressarem no Unipê. Para conferir todas as informações e fazer a inscrição, basta acessar o site feproon.com.br.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.