Moeda: Clima: Marés:
Início Esportes

Estatísticas provam importância de vencer 1º jogo do mata-mata

O Botafogo-PB começa a decidir o seu futuro na temporada de 2019, neste domingo (19). Com o início do mata-mata da Série C do Campeonato Brasileiro, as superstições também aparecem, e claro, os cálculos matemáticos. A equipe paraibana enfrenta o homônimo, Botafogo-SP, às 19h, no Estádio Almeidão.

Desde 2014, quando o Botafogo-PB voltou a disputar a Série C, 16 equipes conquistaram o acesso à Série B. Dessas, 62% (10 equipes) venceram a primeira partida do confronto e apenas uma vez o clube que perdeu o primeiro jogo, conseguiu subir para a Série B. Na ocasião, o Guarani-SP perdeu a primeira partida para o ASA-AL por 3 a 1, mas conseguiu reverter no segundo jogo. Nas outras cinco decisões, o primeiro jogo do confronto terminou empatado.

O levantamento mostra também um fato curioso. É que, desde 2012, quando a Série C mudou de formato, 12 equipes conquistaram o acesso jogando a segunda partida em casa, e exatamente o mesmo número de times também conseguiram subir de divisão jogando fora de casa na partida decisiva.

Outro fato curioso permeia a partida do Belo contra o Pantera. Trata-se do treinador da equipe adversária. Léo Condé era técnico do Tupi-MG em 2014, fez a melhor campanha da Série C naquele ano e enfrentou nas quartas de final, o quarto colocado do Grupo A, o Paysandú-PA. Na ocasião, a equipe mineira perdeu os dois jogos, e o Papão da Curuzu conquistou o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro.

Estatísticas

As estatísticas demonstram apenas curiosidades da competição, porém, nota-se a importância de triunfar no primeiro confronto do acesso, principalmente jogando em casa, como é o caso do Botafogo-PB.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.