Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Extinção de cargos, Fies e pacote anticrime: os fatos da semana

As inscrições para o primeiro semestre de 2020 do processo seletivo do Fies e do P-Fies começam no dia 5 de fevereiro. O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei conhecido como pacote anticrime. E mais de 27.500 cargos efetivos do governo federal foram extintos. Esses foram alguns dos assuntos que mais tiveram destaque nessa semana, entre segunda (23) e sexta-feira (27), no Portal CorreioConfira a seguir.

Segunda-feira

O governo federal extinguiu mais de 27.500 cargos efetivos do seu quadro de pessoal para organizar a estrutura de carreiras. Entre os cargos extintos pelo Decreto nº 10.185, publicado no Diário Oficial da União, estão o de mateiro, discotecário, técnico de móveis e esquadrias, locutor e seringueiro. O Ministério da Economia informou que analisou cerca de 500 mil cargos para “identificar aqueles que não são mais condizentes com a realidade da atual força de trabalho federal”.

Terça-feira

Palácio do Planalto

Palácio do Planalto, sede do Governo Federal (Foto: José Cruz/Agencia Brasil)

As áreas de saúde, comunicação e audiovisual são as mais afetadas pela extinção de 27,5 mil postos de trabalho no governo federal. A extinção não afetará os ocupantes atuais das funções. Segundo o Ministério da Economia, os cargos desaparecerão gradualmente, à medida que os servidores se aposentarem e não forem repostos.

O Ministério da Educação antecipou em 10 dias a publicação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A antecipação agiliza a tramitação dos procedimentos de colação de grau nos cursos superiores avaliados em 2019. Os relatórios de estudantes em situação regular junto ao Enade 2019 devem ser acessados pelos coordenadores de curso pelo Sistema Enade, mantido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Quarta-feira 

Polícia de Cajazeiras

Central de Polícia de Cajazeiras (Foto: Reprodução/Google Street View)

O Natal terminou trágico para uma família na Zona Rural de Cajazeiras, no Sertão do estado. Uma mulher de 48 anos foi assassinada a tiros e o suspeito do crime é o ex-companheiro da vítima, de 69 anos. Ele foi preso em flagrante logo após os disparos. De acordo com informações da Polícia Militar, o casal estava em processo de divórcio.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei conhecido como pacote anticrime. O despacho foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União. Houve 25 vetos à matéria aprovada pelo Congresso.

Quinta-feira 

Fies

Programa dá acesso a cursos de ensino superior em faculdades privadas (Foto: Imagem ilustrativa | Cecilia Bastos/USP Imagens)

As inscrições para o primeiro semestre de 2020 do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) começam no dia 5 de fevereiro e vão até as 23 horas e 59 minutos do dia 12 de fevereiro. Os interessados devem acessar o portal do programa.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou as fiscalizações na Paraíba desde a última sexta-feira (20). Segundo o órgão, a imprudência de motoristas e motociclistas marcou o feriado prolongado de Natal. As ultrapassagens em locais proibidos foram responsáveis por dois acidentes graves registrados nas rodovias federais do estado. Foram registrados 29 acidentes, com 33 pessoas feridas e três mortes.

Sexta-feira 

Hospital de Trauma

Hospital de Trauma de João Pessoa (Foto: Divulgação/Secom-PB)

Através de atos publicados no Diário Oficial do Estado, o governador da Paraíba, João Azevêdo (sem partido) nomeou novos integrantes das diretorias do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, e do Hospital de Mamanguape, no Litoral Norte, que deixarão de ficar sob gestão de organizações sociais.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.