Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Gil Mendes e Naiara Azevedo são alvos de repúdio do Coren-PB

As cantoras Gil Mendes e Naiara Azevedo foram alvos de uma nota de repúdio publicada pelo Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) nessa segunda-feira (21), por conta da música ‘Boqueira’. Um dos trechos da música diz: “O meu desejo é que ele pegue uma boqueira / e que a rapariga não seja enfermeira”.

Na nota, o conselho “manifesta profundo repúdio ao conteúdo da música cantada por Gil Mendes e Naiara Azevedo, de nome Boqueira”, por se utilizar “da palavra ‘enfermeira’ associando a profissão a uma imagem pejorativa”.

“A letra da música reduz o trabalho realizado pelas profissionais de enfermagem, incitando o preconceito contra as enfermeiras”, prossegue a nota.

“Não se pode admitir que, sob o manto da liberdade de expressão, as pessoas se utilizem deste tipo de manifestação de pensamento que ofende publicamente uma coletividade de mulheres enfermeiras”, continua.

Nota divulgada pelo Coren-PB

A assessoria da cantora Gil Mendes disse ao Portal Correio nesta terça-feira (22) que a música foi mal interpretada e não tem o sentido ou a intenção de degradar a imagem de ninguém. A assessoria classificou a nota do Coren-PB de “irresponsável” por ter provocado uma onda de ataques contra as cantoras apenas por causa de uma intepretação equivocada.

Gil Mendes usou os stories do Instagram para compartilhar mensagens de apoio enviadas a ela por pessoas que se identificaram como enfermeiras e não se sentiram ofendidas com a letra da música.

Em nota ao Portal Correio, a assessoria de Naiara Azevedo disse que foi apenas convidada por Gil Mendes para participar da música. As duas gravaram, inclusive, um videoclipe juntas para a canção.

“Naiara foi apenas convidada pela cantora para interpretar a letra. ‘Boqueira’ não é de autoria de Naiara Azevedo, nem foi lançada pela cantora em questão”, disse a assessoria de Naiara Azevedo.

Coren-PB rebate respostas

Em nova nota enviada nesta quarta-feira (23), o Coren-PB rebateu a assessoria de Gil Mendes por ter chamado a nota de repúdio de “irresponsável”.

“O Coren-PB reafirma que está do lado dos profissionais de enfermagem, principalmente mulheres, que vêem, no dia a dia, músicas que reproduzem discursos machistas e misóginos. A letra cantada por Gil Mendes é mais uma dessas composições que carregam nas letras mensagens extremamente ofensivas e reforçam estereótipos e que mesmo assim muitas pessoas continuam cantando e dançando sem se darem conta da mensagem retratada. Ter inserido uma referência a nossa profissão em determinado trecho da canção foi o estopim para todo esse imbróglio. Profissionais de enfermagem de todo o país se manifestaram contra e nós, como Conselho, apenas exprimimos o sentimento de nossos profissionais. Contudo, queremos dizer que o Coren-PB é veementemente contra todo e qualquer ataque pessoal à cantora ou a sua equipe de produção”.

*Atualizada às 16h47 do dia 23 de outubro de 2019 para incluir nova resposta do Coren-PB

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.