Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Golpe Militar completa 50 anos nesta segunda-feira

Eram apenas 200 metros que separavam o Palácio da Redenção dos estúdios da Rádio Tabajara. O alagoanovense Pedro Gondim, 59 anos, exercendo a chefia do Executivo pela segunda vez, estava exausto. Passara a noite em claro com seu secretariado. Em pauta, discutiam os últimos acontecimentos na política nacional. Informações davam conta da queda do presidente João Goulart. Qual deveria ser posição da Paraíba? O posicionamento do chefe do Executivo seria dado a conhecer por meio de uma proclamação. Mesmo cansado, o governador preferiu seguir a pé, o pequeno trajeto da Praça João Pessoa até a rua Rodrigues de Aquino, confluência com a Almeida Barreto, onde, à época funcionava o órgão estatal.

O relógio na parede da rádio Tabajara apontava 9h30 quando o microfone foi ligado e o governador Pedro Gondim (PDC) colocou diante de si a nota que leria. “Não posso e não devo, neste instante de inquietação Nacional, deixar de definir minha posição, na qualidade de Governador dos paraibanos (…) Os últimos acontecimentos verificados no Estado da Guanabara, envolvendo marinheiros e fuzileiros navais, denunciaram, porém, inequívoca e grave ruptura na disciplina em destacado setor das Classes Armadas, com desprezo às linhas hierárquicas e completa alienação às prerrogativas da autoridade, sustentáculo autêntico da Segurança Nacional (…) O pensamento político de Minas Gerais, hoje, como em 30, identifica-se com a vocação histórica do povo paraibano que deseja, neste episódio e sobretudo, o cumprimento das liberdades públicas, consubstanciadas na defesa intransigente do regime democrático”.

A transmissão ocorrera em 1 de abril de 1964. Muito embora, na propaganda paga pelo governo do Estado no jornal Diário de Notícias, de São Paulo, haja a primeira tentativa de corrigir os fatos. O título da peça era: “Pedro Gondim solidário com as forças armadas e a democracia”. Em seguida, lê-se: “transcrevemos abaixo o texto da proclamação transmitida pelo governador Pedro Gondim, na noite de 31 de março, através da Rádio Tabajara”.

Leia reportagem completa na edição deste domingo (30) do Jornal Correio da Paraíba.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.