A semana que começa representará um marco na campanha. O início do guia eleitoral servirá de termômetro para as principais campanhas ao Governo do Estado. No caso particular da Paraíba, em que o eleitor se mantém com certa distância do pleito, a primeira semana da exibição da propaganda dos candidatos terá um peso especial. Os primeiros dez dias da exposição midiática serão fundamentais para a reflexão e quem sabe escolha da faixa do eleitorado ainda indecisa ou pouco interessada no processo, até aqui. Momento também para consolidação do voto. No guia, os eleitores podem conhecer trajetória dos postulantes e comparar discurso, prática e idéias.
Não é por acaso que os candidatos reservam dedicação especial e pesado aporte financeiro na produção dos programas televisivos e radiofônicos. Pela plástica e linguagem atraente, os guias despertam atenção do cidadão e têm papel fundamental numa era em que comícios e contato direto com o eleitor são cada vez mais raros.
A campanha do governador Ricardo Coutinho deve concentrar energias em duas frentes: exibição do saldo administrativo da gestão, ressaltando avanços e comparativos com o governo de Cássio, e exumando crises e fatos negativos envolvendo o candidato tucano quando de sua passagem pelo Palácio da Redenção.
Já o marketing de Cássio mirará, primeiro, na desconstrução da “operosidade” vendida pela publicidade oficial do governo, e em apresentar um olhar de futuro com propostas de desenvolvimento econômico, sob o compromisso de reconciliar Estado e sociedade, uma alusão ao clima belicoso que predominou no governo do PSB. Bastam essas rápidas pinceladas para prever que essa primeira semana de guia eleitoral na Paraíba promete. Então, olhos pra a TV e ouvidos para o rádio.