Moeda: Clima: Marés:
Início Esportes

História da relação do Campinense com Campina será contada em livro

Quem nasce em Campina é Campinense. É assim e com este título que a professora Giovanna Marques lança nesta sexta-feira (21), às 18h30, o primeiro volume de uma série que trata sobre como o Campinense Clube, através do futebol, foi responsável pela evolução e o crescimento de Campina Grande ao longo dos últimos anos. O evento acontecerá no Cine São José, na Rainha da Borborema. Neste primeiro volume será retratado o Campinense dos anos de 1954 a 1965, este último que é o ano da conquista do hexacampeonato.

Segundo a autora, a coleção é fruto da sua pesquisa de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Giovanna defende que foi através da criação do departamento de futebol, na década de 1950, que a vida de Campina Grande e do Campinense se cruzaram.

“Este livro traz uma problemática: o que fez com que um clube fundado pela elite se transformasse em uma agremiação extremamente popular? A grande resposta que encontramos ao longo da pesquisa foi a implantação, na década de 50, de um departamento de futebol no Campinense. O futebol vai ser exatamente o elemento responsável pela popularização do clube, em relação à sociedade”, disse.

Origem do Campinense

Giovanna conta que a origem do Campinense, que foi fundado por intelectuais, bachareis e era um clube muito restrito, jamais poderia ter o cunho popular que tem hoje, caso seguisse o curso natural da história. A ideia do nome, segundo ela, foi de Hortêncio Ribeiro e ele pensou exatamente em algo que registrasse no nome do clube o orgulho de ser de Campina Grande.

Questionada sobre o título, se não soaria como um tom de provocação ao arquirrival, já que os torcedores do Treze dizem que são ‘campinagrandenses’, Giovanna disse que a ideia do nome do livro é apenas mostrar a relação que existe entre o clube e a cidade.

“O que eu observei é que a história de evolução do Campinense se confunde exatamente com o crescimento de Campina Grande. Os títulos que conquistou, como derrubou a supremacia da Capital em relação ao futebol e como se transformou na principal referência da Paraíba para o Brasil em termos esportivos”, frisou.

*Por Raniery Soares, do jornal CORREIO

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.