Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Ipsem diz que servidores de Campina Grande n?o v?o ficar sem aposentadoria

O presidente do Instituto de Previdência do Município (Ipsem), Antônio Hermano, disse nesta quinta-feira (28) que o servidor público do município de Campina Grande não vai ficar sem aposentadoria. A discussão partiu após o Tribunal de Contas do Estado constatar rombos previdenciários nos Municípios da Paraíba.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Ele admitiu a necessidade de criar outras medidas em busca de soluções, há longo prazo, para a diminuição do déficit atuarial.

“Esse problema é comum a quase todos os Institutos de previdência do país, logo, isso não quer dizer que o Ipsem está devendo R$ 796,7 milhões; quer dizer que há um déficit há longo prazo que precisa ser sanado, desta forma, tranquilizo os servidores de Campina dizendo que as aposentadorias e benefícios estão assegurados, sem qualquer prejuízo ou motivo para aflição destes” disse Hermano.

O Ipsem disse que, atualmente, não apresenta nenhuma dívida, nenhum problema para efetuar o pagamento dos aposentados e pensionistas, ativos ou inativos, pagando os benefícios rigorosamente em dia e com total respeito aos segurados. O déficit atuarial não é uma situação presente, não significa que está faltando dinheiro para pagar os benefícios, mas sim, uma insuficiência de longo prazo, onde, daqui a 35 anos haverá a necessidade de passar pelo caixa do Instituto o montante de R$ 796,7 milhões.

Segundo a Prefeitura de Campina Grande, o déficit atuarial em Campina Grande vem sendo equacionado por meio de um programa de alíquotas suplementares, dentro de uma perspectiva, também de 35 anos, onde, com o inconveniente da morte dos segurados este déficit tende a ser diminuído, sendo equacionado por meio destas alíquotas suplementares, que é a formula recomendada pelo próprio Ministério da Previdência Social, além disso, outras medidas estão sendo estudadas e tomadas para que essa situação seja sanada dentro do extenso prazo de tempo contido.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.