Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Nordeste

Não há solução para o Brasil sem solução para o Nordeste. A afirmativa integra o Plano Nordeste Forte, do senador Aécio Neves, candidato à Presidência da República pelo PSDB. O tucano é o primeiro a nessa fase do processo eleitoral apresentar um programa de governo específico para a região.

De fato, não é possível pensar num Brasil igual com uma região sendo historicamente tratada de maneira tão desproporcional. Os resultados estão aí: dois Nordestes. Aquele que dá exemplo em pujança, belezas naturais e imensa riqueza cultural e aquele pedaço de chão marcado pela miséria e privação.

A porção do Nordeste pobre, limitado a até em dar de água beber aos seus, resvala e agrava as desigualdades e mazelas nacionais. A precariedade e baixa qualidade de vida no semi-árido nordestino empurram a migração desordenada e explode em forma de pobreza e violência no Sudeste.

As largas potencialidades e as agudas desigualdades prescindem um olhar diferenciado para o Nordeste. Marginalizada ao longo de séculos, a região não pode ser tratada de forma igual. Privilegiar, no bom sentido, o Nordeste em termos de aporte de recursos e investimentos é promover o equilíbrio regional do País.

Essa realidade faz com que nós nordestinos esperemos e cobremos dos candidatos à Presidência uma proposta clara para nossa região. Não há debate sério de Nação sem passar pela valorização do Nordeste. Não somente porque essa atenção especial é um caminho para saldar uma dívida secular, mas antes uma estratégia de desenvolvimento nacional.

Potencializado, respeitado e estimulado, lá na frente o Nordeste pode dar muito mais ao Brasil do que o Brasil ao Nordeste.

Banner Rodapé

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.