Moeda: Clima: Marés:
Início Ciência

Pesquisa da UFPB aponta Paraíba líder em Ciência, Tecnologia e Inovação no Nordeste

Índice mostra que o gasto público, a excelência do sistema de pesquisa e a força do capital humano são as principais forças da Paraíba
Pesquisa, Ciência
Universidade Federal da Paraíba (Foto: Divulgação / UFPB)

Um índice criado por dois pesquisadores paraibanos, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), indica que a Paraíba é a líder em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Nordeste.

A pesquisa acontece através de uma escala que varia de 0 (pior resultado) a 1 (melhor resultado). A Paraíba teve índice final de 0,67, o melhor entre os nove estados nordestinos.

Esse índice foi criado como parte da dissertação de mestrado de Débora Abrantes, Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPB, que tem também a companhia de Gesinaldo Cândido, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na pesquisa.

Após a Paraíba, o Ceará aparece com índice 0,64. Em seguida, Pernambuco (0,60), Rio Grande do Norte (0,58), Bahia (0,55) e Sergipe (0,49) ocupam, respectivamente, da terceira à sexta posição no ranking. Fechando a lista, estão Piauí (0,43), Alagoas (0,41) e Maranhão (0,35).

A pesquisa mostra que o gasto público, a excelência do sistema de pesquisa e a força do capital humano são as principais forças da Paraíba em CT&I. Além disso, o estado também possui destaque em infraestrutura, dispêndio empresarial em atividades inovativas e ocupações e exportações no contexto da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Esse bom desempenho da Paraíba, e também do Ceará, de acordo com os pesquisadores, é consequência do agrupamento de quatro pilares desse estudos, que são as condições estruturais, investimentos, atividades inovativas e impactos. Neles, estão reunidos os critérios que deram sustentação ao índice.

Receba todas as notícias do Portal Correio no WhatsApp

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.